Estudo comprova: inovação e digitalização melhoram eficiência operacional

Mapeamento com mais de 100 CEOs da Meta e da FDC aponta, no entanto, que maioria das organizações ainda não têm metas

Author Photo
1:20 pm - 27 de maio de 2024
Telmo Costa, Meta Foto: Divulgação

Um estudo divulgado recentemente pela Meta (a empresa brasileira de tecnologia, não a holding de redes sociais de Mark Zuckerberg), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), reafirmou que a inovação e a digitalização estão gerando impacto direto sobre a eficiência operacional das empresas brasileiras. Para 35% das empresas entrevistadas, o maior impacto esperado com a digitalização é exatamente o aumento na eficiência operacional.

A maioria dos executivos ouvidos (60%) dizem entender que o digital e a gestão da inovação são estratégicos para o futuro de seus negócios.

O levantamento está identificando o nível de maturidade digital de organizações de todo o Brasil e ouviu mais de 100 CEOs e executivos de corporações de grande e médio porte e de segmentos diversos. Juntas, elas superam os R$ 100 bilhões em faturamento.

Uma primeira parte do estudo, publicada no início de 2023, indicava que os executivos viam a inovação e a digitalização como oportunidade para novos negócios. Após um ano de estudo completo e mais dados na base, a FDC diz que “foi possível notar a mudança na percepção destas lideranças”, com a inovação assumindo papel de destaque e ampliando impacto na eficiência operacional – 24% dos respondentes esperam resultados de projetos de inovação.

Leia também: Conheça a linguagem de programação brasileira que conquistou o mundo dos games

Segundo os responsáveis pelo estudo, o momento das empresas é de busca de eficiência operacional e os executivos têm se esforçado para isso. No entanto, embora 68% dos consultados acreditem que a estratégia de inovação é de extrema importância, as organizações ainda não têm metas, tampouco orçamento definido, para projetos de inovação.

Mais da metade das empresas está olhando para a evolução digital a curto prazo: 53% dos respondentes dizem que buscam tanto inovação quanto digitalização para resolver problemas atuais.

“É importante que os principais executivos entendam esse cenário e olhem para isso, não de forma isolada, e sim integrada, tendo em mente a ampliação da geração de valor do seu negócio”, diz Telmo Costa, CEO da Meta.

Para Hugo Tadeu, diretor do Núcleo Inovação e Tecnologias Digitais da FDC, a pesquisa mostra que é preciso “criar uma cultura da inovação nas organizações”, mas que essa cultura só surgirá com “envolvimento das pessoas, treinamento, desenvolvimento e indicadores de resultado por equipes. Não existe processos de inovação se as pessoas não estiverem dispostas a participarem e fundamentalmente mudarem”, diz.

O estudo completo pode ser obtido nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.