Justiça dos EUA acusa Adobe de práticas enganosas em assinaturas

O governo americano acusa Adobe de esconder taxas de cancelamento e dificultar o término de assinaturas

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3:00 pm - 19 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) iniciou um processo contra a Adobe, alegando que a empresa enganou consumidores ao não divulgar claramente os termos de seus planos de assinatura.

Segundo a queixa apresentada nesta segunda-feira (17), a Adobe teria inscrito clientes em seu plano de assinatura mais lucrativo sem informar adequadamente sobre a elevada taxa de rescisão antecipada, que pode custar centenas de dólares caso o plano seja cancelado no primeiro ano.

A acusação aponta que a Adobe ocultou informações críticas em letras miúdas e em áreas de difícil visibilidade durante o processo de inscrição, tornando difícil para os consumidores compreenderem integralmente as condições do serviço. Além disso, o governo argumenta que a empresa usa o pagamento de taxa de rescisão antecipada como uma ferramenta para reter clientes que desejam cancelar suas assinaturas.

“A Adobe então desencoraja cancelamentos empregando um processo de cancelamento oneroso e complicado”, diz a queixa.

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Em resposta, a Adobe afirma que contestará as alegações nos tribunais.

“Os serviços de assinatura são convenientes, flexíveis e econômicos para permitir que os usuários escolham o plano que melhor se adapta às suas necessidades, cronograma e orçamento”, disse Dana Rao, Conselheiro Geral e Diretor de Confiança da Adobe, em um comunicado. “Nossa prioridade é sempre garantir que nossos clientes tenham uma experiência positiva. Somos transparentes com os termos e condições de nossos acordos de assinatura e temos um processo simples de cancelamento”.

Em 2012, a Adobe alterou seu modelo de negócios para um sistema de assinaturas, exigindo que os consumidores pagassem regularmente para acessar seus softwares. Antes dessa mudança, os usuários podiam obter acesso ao software mediante um pagamento único. Atualmente, a maior parte da receita da Adobe provém dessas assinaturas, conforme aponta a Comissão Federal de Comércio.

Em paralelo, a Comissão processou a Amazon no ano passado, acusando-a de dificultar propositalmente o cancelamento de assinaturas do serviço Prime pelos clientes.

O processo do Departamento de Justiça visa obter medidas judiciais, penalidades civis e compensação monetária equitativa, em conformidade com as leis federais destinadas a proteger os consumidores de práticas comerciais enganosas.

*Com informações do TechCrunch

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Redação

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