Justiça de SP determina que Meta pare de usar marca no Brasil

Empresa brasileira Meta Serviços diz ser prejudicada pela Meta de Mark Zuckerberg

Author Photo
12:15 pm - 01 de março de 2024
Meta, meta logo, meta QG, headquarters, Menlo Park, sede, Facebook, Instagram, WhatsApp Imagem: Shutterstock

A Meta Plataforms, empresa detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp, deverá deixar de usar a marca no Brasil. A determinação é do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ=SP).

A decisão veio após queixa da companhia brasileira Meta Serviços, consultoria de transformação digital que utiliza a marca há 34 anos e que diz estar sendo prejudicada pela Meta de Mark Zuckerberg. Antigo Facebook, a Meta anunciou sua nova marca em outubro de 2021 por conta de seu novo posicionamento de mercado, que agora inclui investimentos no metaverso.

De acordo com a empresa brasileira, a Meta Serviços foi alvo de 143 processos judiciais em que consta como ré. Os processos, no entanto, deveriam ser destinados à empresa estadunidense.

Leia também: Meta é alvo de nova ação sobre segurança infantil on-line

“O corpo jurídico da empresa brasileira teve que intensificar a atuação perante o Poder Judiciário, uma vez que o número de ações até então existentes era ínfimo perto deste volume de processos que vem recebendo”, disse a empresa brasileira em comunicado.

A companhia diz ainda que, nos últimos meses, foram designadas 49 audiências em processos relacionados ao Facebook, nas quais a Meta Serviços se fez ou terá que se fazer presente.

A Meta Plataforms terá 30 dias para deixar de usar a marca no Brasil, segundo a decisão do TJ-SP. Os desembargadores Eduardo Azuma Nishi, Cesar Ciampolini e Fortes Barbosa determinaram ainda uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão.

A big tech terá também que informar, em seus canais, que Meta Serviços é detentora da marca Meta no Brasil “há mais de 30 anos” e que ambas não têm relação entre si.

O IT Forum entrou em contato com a Meta e atualizará a nota após o posicionamento da companhia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.