Estratégias híbridas de nuvem e mainframe devem se fortalecer em 2024

Pesquisa recente da Kyndryl mostra que apenas 37% das companhias apostam em estratégia de nuvem pura

Author Photo
3:30 pm - 02 de fevereiro de 2024
mainframe, nuvem Imagem: Shutterstock

A imensa maioria das empresas, ou 95%, estão movendo pelo menos parte de suas cargas de trabalho para a nuvem. No entanto, apenas 37% migram totalmente esses recursos, o que indica que modernizar e integrar ambientes híbridos ainda é a opção preferida de seus CIOs. Os dados fazem parte de um estudo divulgado essa semana pela Kyndryl.

Segundo a empresa, os dados contrariam previsões de migração completa para a nuvem, e o mainframe continuará sendo plataforma importante em 2024. Isso porque eles gerenciam grandes quantidades de dados críticos das empresas e são investimento resiliente, que pode suportar volumes crescentes de dados e cargas de trabalho.

Leia também: IA está no topo do interesse dos brasileiros que querem se qualificar, indica estudo

A Kyndryl também diz que o mainframe continuará relevante para soluções de IA generativa, embora a escassez de especialistas em mainframe traga dificuldades e impulse a busca por parceiros especializados na gestão e modernização dessas plataformas.

“Uma estratégia híbrida que combina as duas plataformas [nuvem e mainframe] é a melhor maneira de garantir que as empresas obtenham o máximo valor de suas operações de TI”, diz em comunicado Flavio Carnaval, líder de cloud, dados, IA e ZCloud da Kyndryl Brasil.

No que diz respeito à nuvem, diz a empresa, os pontos fortes e fracos da tecnologia ainda estão sendo descobertos. Seja no desenvolvimento de IA, para ajustes às mudanças regulatórias ou para atingir objetivos de sustentabilidade, as empresas terão que se apoiar em abordagens inovadoras e parceiros confiáveis. 

Para aproveitar ao máximo os investimentos em nuvem, as empresas devem apostar em:

  • FinOps: para alinhar equipes financeiras, técnicas e de negócios, otimizando investimentos em nuvem e controlando os custos.
  • AIOps e Plataformas: para combater interrupções e ineficiências de TI, as empresas priorizarão soluções como AIOps (Inteligência Artificial para Operações de TI) e plataformas holísticas para uma visão abrangente das operações de TI.
  • IA Generativa: força transformadora, especialmente em ambientes híbridos e multinuvem, para melhorar técnicas de gestão e impulsionar a eficiência.

Nuvens setoriais

As plataformas de nuvem setoriais, em crescimento em setores como varejo e serviços financeiros, devem se expandir para a indústria de transformação, diz a Kyndryl. Segundo a empresa, elas oferecem soluções personalizadas.

“Apesar da desaceleração no ano passado, o crescimento da nuvem certamente continuará. A diferença é que as empresas serão mais cautelosas na forma como procedem. Elas vão considerar como implementar IA generativa e examinar cuidadosamente suas cargas de trabalho e arquitetura visando a eficiência”, diz Carnaval.

IA Generativa

As empresas em todo o mundo continuarão a investigar a oportunidade de contar com ferramentas e soluções de IA – incluindo IA generativa – nos planos de modernização mais amplos. De um modo geral, entende-se que o potencial da IA generativa supera em muito o risco.

Apesar disso, os líderes de negócio têm muitas preocupações em torno da manutenção da privacidade, proteção de IP, interrupção de vazamentos de dados e aproveitamento de custos.  “IA generativa é valiosa se você puder usar todos os dados on-line e off-line, interconectados. Com dados ruins, você simplesmente toma decisões erradas mais rápido”, diz o executivo da Kyndryl Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.