Especialista detalha como polícia encontrou hacker que vazou dados de democratas nos EUA

Author Photo
8:59 am - 20 de outubro de 2016

A polícia checa prendeu em Praga um hacker russo sob suspeita de que ele tenha sido o responsável pelo vazamento de 19,8 mil endereços de emails da Democratic National Convention dos EUA.

O diretor de Tecnologia de Ameaças da Avast, Michal Salat, explica como a polícia possivelmente teto descobriu e chegou até sua localização. 

Salat conta que até mesmo hackers notáveis cometem erros, e às vezes é possível para as autoridades de localizar seu endereço IP original. “Como esse hacker estava supostamente envolvido em uma série de ataques a bancos de dados de sistemas eleitorais no Arizona e Illinois, nos Estados Unidos, ocorridos no início deste ano, ele pode ter sido rastreado por meio de logs de acesso nos servidores”, observa o especialista.

Ainda segundo ele, se no ataque foi usado um proxy, a polícia pode ter ganho acesso a informações por meio dos proprietários dos computadores que hospedam esses proxies. “Depois de determinar o endereço IP do hacker, a polícia pode ter pedido ao provedor de serviços de Internet o nome do usuário. Então, uma vez que o suspeito se mudou para um país que coopera com o governo dos EUA, as autoridades locais podem então prender o hacker”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.