Erro do FBI revela que Snowden era vigiado em serviço seguro de e-mail

Author Photo
9:16 am - 21 de março de 2016
Erro do FBI revela que Snowden era vigiado em serviço seguro de e-mail
Documentos do governo dos EUA confirmam que o FBI usava o Lavabit, serviço de e-mail seguro, para espionar Edward Snowden. Ladar Levison, criador do serviço, que foi fundado com base em um sistema de comunicações privadas garantindo criptografia de 410 mil usuários, recebeu uma ordem em 2013 forçando-o a ajudar o FBI na vigilância de Snowden.
Levison foi obrigado a instalar um pacote de vigilância em servidores de sua empresa e mais tarde a entregar as chaves de criptografia da Lavabit dando ao FBI a capacidade de ler as mensagens mais seguras que a empresa ofereceu. Ele também foi orientado a não divulgar o fato a terceiros.
Após 38 dias de luta legal, uma audiência no tribunal, intimação e apelos, Levison encerrou as atividades do Lavabit, citando interferência do governo e afirmando que ele não se tornaria “cúmplice de crimes contra o povo norte-americano”.
Documentos fichados no tribunal federal dos Estados Unidos foram publicados pela organização em prol da transparência Cryptome e foram liberados após ação judicial de Levison, que tem lutado para revelar o que realmente aconteceu. 
Enquanto Levison foi obrigado a não revelar que o FBI estava por trás da solicitação, um erro do governo confirmou Snowden como alvo. O FBI deixou de ocultar o e-mail de Snowden e quando repostou os documentos no sistema da Corte Federal dos EUA, conhecido como Pacer, ocultou o e-mail do ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.