ERP da SAP aumenta produtividade da Steel Warehouse Cisa

Empresa de produtos metalúrgicos tem, agora, todo o mapeamento de informações de maquinário em tempo real

Author Photo
4:45 pm - 21 de novembro de 2022
erp Foto: Shutterstock

A Steel Warehouse Cisa, empresa de produtos e serviços metalúrgicos, trabalha com tecnologia de produção para o processamento de chapas sob medida, sem tensões residuais e com altos níveis de tolerância e de planicidade. Para aumentar sua produtividade, a empresa decidiu implantar a solução de gestão em nuvem S/4HANA, da SAP.

“Com a solução de gestão integrada aos sistemas de controle de maquinário, conseguimos melhorar os processos e ter informações de produção em tempo real, além de diminuir possíveis erros humanos em atividades que passaram a ser digitalizadas”, diz Renato Prazeres, gerente de TI da empresa.

O primeiro desafio era integrar os processos de chão de fábrica (manufatura, qualidade e movimentação de material) com uma solução de gestão (ERP) que “conversasse” com esses sistemas já existentes para automatizar o fluxo de dados entre ambos.

O executivo diz que a empresa já tinha um ERP (Plex) que também era utilizado pelas unidades da Steel Warehouse, nos Estados Unidos, mas que não atendia às necessidades de customização local. Um outro agravante, segundo o gerente de TI, era o custo alto com suporte técnico (calculado em dólar), já que a fornecedora não tinha operação no Brasil.

A ideia, então, era manter toda a infraestrutura de tecnologia de maquinário, que já funcionava bem, e substituir o ERP anterior por um outro, com capacidade de integrar o processo fabril com o back office e que contasse com um suporte ao cliente no país.

O SAP S/4HANA Cloud foi implementado pela Evox, consultoria especializada em soluções SAP. De acordo com Renato, o principal fator que levou à escolha da SAP foi a realização de provas de conceito (POCs) em alguns processos críticos, em que a Evox apresentou, a partir de um Solution Center próprio, como as soluções poderiam ajudar a companhia, garantindo a capacidade técnica na integração do S/4HANA com os sistemas industriais já em uso na empresa.

Para dar mais agilidade na migração dos dados e a todas as integrações necessárias, a Evox executou o projeto por meio da plataforma de inovação na nuvem (SAP BTP). A implementação durou seis meses. “Foi um tempo curto, levando em conta o desafio de integração do escritório com a fábrica. Além disso, o pessoal da linha de produção não percebeu a troca, pois não houve interrupções”, comenta Prazeres.

Agora, todas as informações geradas pelo maquinário e as especificações técnicas de cada bobina de aço recebidos pela fábrica e das chapas de aço produzidas ficam disponíveis, em tempo real, diretamente no ERP e visíveis para todas as áreas da empresa.

Hoje, com o ERP integrado à fábrica, é possível saber exatamente quem vendeu determinada peça para um fabricante ou cliente final, de qual bobina de aço esse item foi originado e até identificar o lote da usina siderúrgica que forneceu a bobina de aço para a Steel Warehouse Cisa. “Caso algum cliente tenha a necessidade de rastreabilidade de um componente fornecido por nós, conseguimos rastrear rapidamente todos os dados, do início ao fim, daquele item específico que foi vendido”, esclarece Renato.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.