Notícias

Durante pandemia, Brasil lidera pedidos online de cartões e empréstimos

Os brasileiros lideraram as solicitações de crédito online durante a pandemia, revela levantamento global da Experian. Os pedidos de cartões de crédito saltaram 5 pontos percentuais e de empréstimos 9 pontos percentuais no Brasil, enquanto em outros dez países investigados houve estabilidade e inclusive queda.

Para o diretor de decision analytics da Serasa Experian, Pedro Braga, a pandemia apenas impulsionou a crescente demanda pelo autoatendimento digital relacionado ao crédito e a e soluções financeiras. “Os consumidores não só querem como esperam ser possível solicitar crédito quando e onde eles estiverem, geralmente utilizando um dispositivo móvel”.

O estudo também mostrou que metade das companhias do mundo estão dedicando recursos para aprimorar suas capacidades analíticas, entender bem seu público-alvo e o segmento no qual atua para uma melhor tomada de decisão de risco de crédito. Um exemplo é o investimento em analytics, como soluções de machine learning, para testar novos modelos de previsão e risco de crédito.

Leia também: 6 dicas de segurança para evitar ataques contra sites

“Empresas inovadoras precisarão ir além das fontes de dados tradicionais e aproveitar dados alternativos e sintéticos a fim de antecipar as necessidades de crédito de seus clientes ao usar ferramentas para automatizar o processo e reduzir o risco”, complementa o especialista. Segundo ele, iniciativas como o Cadastro Positivo e Open Banking no Brasil auxiliam a aprimorar essas análises.

Os efeitos da pandemia na vida financeira das pessoas prevalecem, de modo que 1 em cada 3 consumidores no mundo ainda se preocupa com as finanças, mesmo que tenha ocorrido uma queda entre os que dizem ter reduzido os gastos supérfluos.

Apesar de a preocupação com problemas financeiros no Brasil ainda ser maior do que a média global (44%), o mapeamento indica uma redução entre aqueles que utilizam as reservas financeiras para manter as contas em dia.

O reporte global reúne três estudos realizados entre junho de 2020 e janeiro de 2021. Foram entrevistados 9 mil consumidores e 2.700 empresas de 10 países, como Alemanha, Austrália, Brasil, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Reino Unido.

Recent Posts

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

3 minutos ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

1 hora ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

1 hora ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

3 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

4 horas ago

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

20 horas ago