Notícias

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta da apresentação de Renan Hannouche e Dante Freitas, fundadores da consultoria de inovação GravidadeZero (GZero) e professores convidados do Itaqui e da Singularity University Brasil, no painel de fechamento dos conteúdos do IT Forum Trancoso 2024.

Os especialistas apresentaram ao público o “Humanware Journal”, levantamento feito por eles com algumas das tendências para os próximos anos. Uma delas é o “Knot: emaranhado coletivo”. De acordo com Freitas, o plano individual não pode ser maior do que o plano coletivo, senão ele mata o plano coletivo. Por isso, a interdependência apresenta-se como principal atributo da revolução.

O especialista afirma ao público que é preciso parar de falar sobre ideologia e começar a discutir ‘multilogias’, para que as pessoas parem de brigar apenas pelo que acreditam. “Os extremos não são lugares saudáveis para estarmos.”

Leia mais: O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Hannouche adverte sobre “a queda do mindset e a ascenção do feelset”. Traduzindo a tendência, ele explica que essa é a inteligência do coração. “É ele que abre o caminho e a mente vem asfaltando”. A importância desse contexto, diz ele, está diretamente ligada à diferenciação do ser humano e da máquina. “Uma IA pode saber o que é uma torta de maçã, mas a IA não é boa em sentir o que essa torta é.”

Em resumo, uma fórmula para o futuro dos humanos seria “sentir + confiar + agir = magia”. “Mas a gente aprendeu a atrofiar os sentimentos e não confiamos em mais nada nem ninguém. E isso é muito perigoso”, frisa Hannouche.

Os professores também concordam que haverá um decrescimento exponencial corporativo. De acordo com eles, estamos chegando em uma época em que as empresas estão ficando menores, e mais ricas, por causa da tecnologia. por isso, será mais difícil a centralização de poderes.

Conectado a esse contexto, os cargos também se transformarão. Ao invés de se manterem estáticos, as companhias entenderão suas estratégias, KIPs, culturas etc. E, após entender as capacidades das pessoas, darão um match entre “companhia x colaborador” para cada projeto.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Novos executivos da semana: OutSystems, V8.tech e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

9 horas ago

Lua: conheça a linguagem de programação brasileira que conquistou o mundo dos games

Em 1993, Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, trio de membros do…

15 horas ago

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

1 dia ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

1 dia ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

1 dia ago