6 dicas de segurança para evitar ataques contra sites

Plataformas que facilitam publicação de conteúdo aumentaram a entrada dos negócios no mundo online, mas é preciso tomar alguns cuidados

Author Photo
2:15 pm - 21 de agosto de 2021
login, segurança Imagem: Shutterstock

É inegável a importância que o ambiente virtual ganhou com plataforma de divulgação e efetivação de negócios. Mas quanto mais tráfego um site recebe, mais visado ele é e maior a probabilidade de falhas na segurança e ataques de malwares causarem problemas sérios.

Que o diga a Renner, grande rede varejista brasileira, que passou essa sexta (20) fora do ar por conta de um ataque de ransomware.

A difusão de plataformas CSM, sistema que permite a criação, publicação e gerenciamento de conteúdo em sites – como o Wordpress, por exemplo -, a manutenção se tornou mais simples. Entretanto, tão bom quanto ter uma hospedagem de site, é ter uma que seja segura para evitar invasões e perda de dados importantes.

Para Arthur Furlan, CEO da Cloudez, é possível minimizar riscos tomando alguns cuidados.

Veja abaixo:

Mantenha a aplicação atualizada

Além de escolher um servidor de qualidade, é importante estar atento aos upgrades, afinal, sites com execuções desatualizadas estão mais vulneráveis e suscetíveis à ataques. Por isso, mantenha em dia as atualizações de core, plugins e temas. Enquanto faz a revisão, aproveite para remover tudo o que não é utilizado, assim, liberando mais espaço.

Faça backups

Imprevistos podem acontecer quando menos se espera. Para evitar dores de cabeça, é fundamental realizar backups semanais. Dessa forma, além de manter os arquivos e banco de dados atualizados, é possível reforçar a segurança do site e evitar algum tipo de ataque. O backup permite preservar informações originais e contornar situações inesperadas.

Obtenha o Certificado SSL

A sigla SSL significa Secure Sockets Layer, um canal de segurança digital que permite a transferência de informações criptografadas entre um site e um navegador, evitando que pessoas mal-intencionadas efetuem escutas ilegais dos dados transferidos na rede. O cadeado verde e a inscrição “seguro” garantem a certificação do site.

Execute verificações de malwares e vírus

Softwares maliciosos são todos os tipos de vírus, malwares, cavalos de Troia e similares que podem danificar o computador do usuário que acessa um site. Instale plugins que façam esse tipo de varredura e apontem a presença desse conteúdo.

Renomeie a URL do login de admin

Fugir do padrão e criar nomes mais elaborados para a URL de acesso de administrador ao seu site é um dos caminhos para evitar que hackers e bots maliciosos acessem facilmente seu endereço. E uma ferramenta bastante comum que auxilia nesse processo são os Plugins. Invista neles e aproveite para alterar seu login e senha!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.