Drone ganha a cena na estratégia da Intel

Author Photo
6:31 am - 06 de janeiro de 2016
“O mundo está ficando cada vez mais inteligente e conectado.” A constatação foi feita pelo CEO da Intel Corporation, Brian Krzanich, que deu início à sua apresentação durante a noite dessa terça-feira (5/1), na CES, maior feira de tecnologia do mundo e que terá início oficialmente no dia 6 de janeiro, se estendendo até o dia 9 de janeiro. 

O executivo, que entrou no palco em cima de um hoverboard, apresentou inovações que a empresa vem trabalhando com relação a três áreas como parte de sua estratégia: esportes e games, saúde e bem-estar e criatividade. Itens que mostram o que a companhia tem feito para contribuir com o mundo conectado citado por Krzanich no início.

Uma das primeira das novidades que a Intel apresentou – e que roubou a cena – foi um drone equipado com a capacidade de desviar de obstáculos por conta do seu sensor de câmera 3D

Equipado com uma tecnologia chamada de RealSense, o gadget tem a capacidade de identificar um objeto que está em seu caminho e desviar dele. “Ele pode navegar entre qualquer obstáculo”, disse o executivo. “Qualquer outro drone teria esbarrado em uma árvore.”

Aliás, foi exatamente esse cenário que fez parte de uma demonstração que Krzanich fez durante o palco – que estava enfeitado com diversas árvores para simular uma situação na qual um atleta poderia fazer uma trilha acompanhado do drone.

Na ocasião, um personagem entrou no palco andando de bicicleta e o equipamento o acompanhava e conseguiu, inclusive, desviar de um tronco de uma árvore que fazia parte do cenário que a empresa montou para a apresentação. “Esse é o primeiro drone para o mercado consumidor que é verdadeiramente inteligente”, afirmou.

Também como parte das inovações voltadas para saúde e bem-estar, a empresa anunciou uma parceria com a Oakley para o desenvolvimento de óculos de sol que atuam como um assistente.

Com um sistema chamado de Radar, os óculos permitem que o indivíduo trave um diálogo com o aparelho, que responde questões como quantos quilômetros foram rodados, quanto ainda há para se caminhar e desempenho.

A empresa também anunciou uma parceria com a cantora Lady Gaga. O movimento faz parte de um acordo de vários anos com a The Recording Academy, a organização por trás do Grammy, mas não ficou muito claro o que realmente será esse trabalho em conjunto, ou qual o resultado dele.
Em um vídeo, a cantora afirma que “com o arsenal da tecnologia líder do mundo na ponta dos dedos, eu tenho agora a habilidade de inventar o inventável”, contou. Um trabalho que “mostrará a tecnologia por meio da criatividade em seu mais alto nível. Nossa parceria irá culminar em uma performance que irá inspirar para lembrar ao mundo da semente da inovação, o assistente por trás da cortina, a mente por trás da máquina. O vídeo termina com um logo mostrando a parceria e que podemos esperar algo inovador no Grammy deste ano.

Outro ponto alto da apresentação foi a demonstração do potencial de gestos na música ao som de A.R. Rahman. O cantor indiano entrou no palco acompanhado por sua banda, equipada com seus instrumentos tradicionais. Mas, em determinado momento da performance, restaram apenas as Intel Curie bands – pulseira inteligente que reproduz sons de instrumentos musicais com gestos (sim, eles apresentaram uma música inteira apenas com o gadget).
Confira um resumo das novidades apresentadas durante o keynote no vídeo abaixo:

*A jornalista viajou para Las Vegas a convite da CTA, responsável pela CES
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.