Digital, a energia que transformou a CCEE

Dario Almeida, comandante da Arquitetura de Sistemas da companhia, aprimora comercialização de energia elétrica no País com evolução tecnológica

Author Photo
10:15 pm - 27 de março de 2018

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) viabiliza e gerencia a comercialização de energia elétrica no País em um ambiente regulado e livre, por meio de regras e mecanismos, promovendo relações comerciais a todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo). Esse hub precisava ingressar na era digital para se tornar mais ágil, aglutinador e eficiente e assim garantir a segurança e o equilíbrio financeiro desse mercado.

Essa transformação aconteceria por meio do gerente-executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE, Dario Almeida, há sete anos no cargo, que direcionou sua carreira para o setor elétrico. Ele passou toda a década de 90 na CPFL, empresa de distribuição de energia elétrica, em Campinas, na área de automação da companhia.

Em 2000, foi para a Eletropaulo, onde ficou por dois anos e meio. Depois dessa jornada de aprendizado na área de Utilities, foi para a PwC, atuando como consultor na área de Utilities, justo no momento em que a consultoria estava sendo comprada pela IBM, onde permaneceu por mais de oito anos.

“Na IBM, aprendi muito sobre toda a movimentação do mercado e ganhei experiência em grandes projetos, atuando de ponta a ponta, desde a sua comercialização, ao desenvolvimento e implementação. Conheci todos os processos dessa cadeia”, relata.

O executivo, que é graduado em Ciência da Computação e coleciona MBAs, dois deles na USP em Administração de Projetos e Tecnologia e Inovação, acrescenta que o contato com as melhores tecnologias do mercado em diferentes desafios de negócio de empresas de Utilities trouxe ao seu perfil maturidade, flexibilidade e velocidade de análise e diagnóstico.

Em fevereiro de 2011, ingressou na CCEE, com toda essa bagagem, em um momento especial. A empresa estava em fase de implementação do seu principal sistema de informação, um ERP específico do setor de Energia –  grande plataforma digital, que recebe todo o tipo de informação como registro de contratos, regras de comercialização. “Assumi, então, a gestão e a implementação desse projeto.”

Um ano depois, em outubro de 2012, o sistema entrou em produção, um mix de solução do mercado e desenvolvimento interno de funcionalidades específicas do negócio. Assim nasceu o Cliq, que recebeu ao longo do tempo tecnologias consagradas e hoje está em seu Release 8, com evolução contínua.

Transformando o dínamo

O ano de 2017 foi decisivo para a transformação. A CCEE iniciou mudanças radicais na sua infraestrutura e mergulhou no Programa de Transformação Digital. O mesmo que tornou ainda mais promissora a carreira de Almeida e o levou a arrebatar o primeiro lugar no prêmio Executivo de TI do Ano 2018, promovido pela IT Mídia e Korn Ferry, na categoria Utilities.

O projeto contempla várias frentes. Uma delas é o grupo UX (User Experience – Experiência do Usuário, na livre tradução), focado em design de aplicação, multidisciplinar, com profissionais de TI, das áreas de negócios e agentes de mercado. Essa união de habilidades, competências e talentos trouxe agilidade, ousadia e inovação à CCEE. Todas apoiadas em Design Thinking e metodologia Agile para captar ideias.

Design Thinking acabou encantando várias áreas de negócio – de metodologia passou a ser uma filosofia de trabalho, incrustrada na cultura da empresa, conta o executivo. “É muito gratificante ver como a transformação da TI ganhou visibilidade, credibilidade e tornou-se modelo para as áreas de negócio da empresa. Afinal, vendemos confiança e entregamos resultados.”

O Programa de Transformação Digital acelerou a jornada da CCEE, por meio de projetos para modernização da arquitetura tecnológica da empresa, estruturado em quatro pilares: Mobile APP CCEE, Arquitetura para aplicações Web e Automação de Testes e Tratamento de Medição de Energia em Tempo Real. Este último, com recursos de IoT, big data e streaming de dados para tratamento dos dados de 30 mil medidores de energia em tempo real.

Desenvolvido em apenas três meses, o Mobile APP CCEE (iOS e Android) facilitou e agilizou o acesso aos preços da energia, informações públicas sobre o setor, notícias e comunicados. Muitas das informações são alimentadas pelo Cliq. Segundo Almeida, o acesso ao app é público.

Qualquer pessoa pode baixá-lo gratuitamente nas lojas de aplicativos. Mas o acesso a determinadas informações é controlado por login e senha, para colaboradores, parceiros e agentes. Na avaliação do executivo, o aplicativo foi importante passo para a CCEE ingressar no digital e disseminar essa cultura na empresa.

Outro salto na consolidação do digital foi a implementação do conceito multicloud, que trouxe economia significativa de investimentos em infraestrutura e mitigação de riscos operacionais.

O valor do serviço provido pela CCEE ao mercado de energia depende fundamentalmente da qualidade e do desempenho da sua plataforma tecnológica (Cliq), que ganhou novo patamar com o Programa de Transformação Digital.

“Toda essa transformação está reduzindo significativamente os custos de operação e os investimentos em desenvolvimento de aplicações e ampliação de infraestrutura, que são bastante relevantes para a organização”, finaliza o Executivo de TI do Ano.

Finalistas da categoria Utilities

1º Dario Almeida – CCEE
2º Osvaldo Pazianotto – SABESP
3º Marcelo Carreras – CPFL Energia

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.