Dia do Programador: 5 dicas para quem quer começar na área

Programadores de edtechs dão dicas para quem quer ingressar em um dos mercados mais promissores no mundo

Author Photo
4:18 pm - 13 de setembro de 2022
programador, programadora, mulher, códigos Imagem: Shutterstock

13 de setembro é um dia que reconhece uma das profissões mais aquecidas do mercado nos últimos anos: a de programador. Com a transformação digital das indústrias nos últimos anos, a busca por habilidades em tecnologia aumentou e não dá sinais de desaceleração.

O Fórum Econômico Mundial prevê a criação de quase 7 milhões de novos postos de trabalho no setor de tecnologia apenas em 2022. No Brasil, a média salarial do profissional é de R$ 5.200.

Para celebrar a data, programadores das edtechs Ironhack e Alura dão cinco dicas para aqueles que estão querendo ingressar nesse mercado.

Participe de comunidades

Paulo Silveira, CEO da Alura e também programador, lembra que, atualmente, quase todas opções de carreira dentro da área de tecnologia possuem fortes comunidades que ajudam pessoas que estão iniciando ou migrando de profissão.

Dentro destes grupos acontecem encontros presenciais e virtuais, discords, grupos de WhatsApp para apoio instantâneo, dentre outros. Dentre os grupos mais conhecidos estão o SouJava, Frontin e Data Hackers, além do canal da Rafaella Ballerini, Instrutora e desenvolvedora front-end na Alura e forte influência para pessoas programadoras.

Foco

Há uma infinidade de materiais disponíveis na internet de forma gratuita, além de diversas escolas e cursos de tecnologia. Por isso, destaca Silveira, é preciso focar e definir onde se quer chegar, para não correr o risco de se perder ao longo do processo diante de tantas possibilidades de estudo, linguagens e frameworks. “Comece aos poucos, use um guia para nortear cada passo, mesmo que a rota mude ao longo do caminho. Exemplos de guias são o roadmap.sh (em inglês) e o recém lançado TechGuide.sh (em português)”, recomenda.

Tenha a curiosidade de ir fundo

No início é normal copiar e colar códigos e vê-los funcionar (em especial o StackOverflow). Depois de um certo ponto, é importante saber o que de fato estamos fazendo, com profundidade. Um exemplo bem simples é questionar pontos como: “Por que um byte pode representar 256 valores distintos?” Não que esse conhecimento seja imprescindível para a programar, mas uma coisa é certa, o espírito nerd nos ajuda bastante a entender as ferramentas disponíveis que temos em mãos.

Pratique o que aprendeu

“Após seus primeiros conhecimentos, procure com conhecidos, familiares e amigos, empresas ou pequenos negócios que necessitem de alguma solução que envolva o trabalho em programação, pode ser um aplicativo, um site, um serviço automatizado”, aconselha Alexandre Tibechrani, general manager da Ironhack no Brasil.

O que no começo parecerá um desafio, te dará confiança para seguir desbravando o universo tech, acrescenta o profissional

Não desanime

Tibechrani lembra que aprender algo novo é sempre um desafio e por vezes bate aquele sentimento de frustração, mas não desanime. “Tenha dedicação nos seus estudos, projetos e práticas que as dificuldades logo são superadas e você se tornará um grande profissional de tecnologia”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.