DevOps está se tornando um jogo exclusivo à nuvem?

Organizações que usam devops em implantações complexas são mais bem-sucedidas. Novo relatório revela práticas que diferenciam os performers de elite

Author Photo
8:02 pm - 08 de outubro de 2021

O Google acaba de divulgar seu último relatório de devops: “Accelerate State of DevOps 2021.” O relatório descobriu que os entrevistados que usam nuvem híbrida ou multicloud tinham 1,6 vezes mais probabilidade de exceder suas metas de desempenho. Esses “funcionários de elite”, conforme resumido no relatório, implementam 973 vezes mais frequentemente do aqueles funcionários que poderiam ser considerados de baixo desempenho. Além disso, esses times de “elite” são 6.570 vezes mais rápidos. A mesma taxa se aplica para os times de alta performance em relação a recuperação de falhas.

De acordo com o relatório, testes contínuos e integração contínua são marcadores de sucesso para profissionais de elite. Outra chave para seu sucesso é o desenvolvimento baseado em tronco ou trunk-based development.

O desenvolvimento baseado em tronco é um modelo de ramificação de controle de origem em que os desenvolvedores colaboram no código em uma única ramificação, conhecida como tronco, e restringem seu trabalho a esse tronco. O objetivo é agilizar as fases de fusão e integração. Esse processo de desenvolvimento aumenta a otimização dos serviços de integração contínua e entrega contínua (CI/CD), o que, por sua vez, aumenta a eficiência da entrega de software.

O estudo também descobriu que os profissionais de alto desempenho tinham 3,4 vezes mais probabilidade de executar o gerenciamento de alterações do banco de dados. Isso adiciona a manutenção do banco de dados à lista de fatores críticos de sucesso. A observabilidade era outra métrica que definia um artista de elite. As organizações que utilizam ferramentas de observabilidade, como AIops, são 4,1 vezes mais propensas a ter soluções que incorporam conceitos e tecnologia de observabilidade.

O que tudo isso significa?

Aqui está a primeira e mais óbvia observação: as organizações que usam nuvem híbrida ou multicloud são mais propensas a implantar as melhores práticas de devops e conjuntos de ferramentas. Nesse cenário, o apetite por risco é maior, assim como os orçamentos para experimentar tecnologias emergentes, como ferramentas de devops baseadas em nuvem, bancos de dados e capacidade de observação. A capacidade de alavancar novas tecnologias está diretamente relacionada à quantidade de risco e custo que uma organização está disposta a investir em seu futuro.

Deixando isso de lado por enquanto, este relatório deixa claro que a maioria dos líderes de TI com implantações de nuvem heterogênea, incluindo multicloud e nuvem híbrida, tem mais opções de plataformas para implantação e mais opções de ferramentas disponíveis. Esses líderes têm acesso a um armamento de desenvolvimento melhor, o que traça uma linha reta entre a capacidade de escolher a melhor tecnologia da categoria e o status de “artista de elite”.

Outro bônus? Como eles podem escolher opções de um pool maior de tecnologia, as soluções de estado final têm maior probabilidade de serem otimizadas em termos de recursos e custos.

Isso não significa que aqueles que utilizam a nuvem híbrida e multicloud terão desempenho elite por padrão. Isso significa que aqueles que abrem suas plataformas de nuvem além de um jardim murado são mais propensos a ter soluções otimizadas para desenvolvimento, implantação e operações.

Mais uma vez, aqueles com mentes abertas que não limitam sua seleção de soluções saem na frente.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.