Data centers de grandes empresas de tecnologia sobrecarregam rede elétrica da Irlanda

País pode sofrer apagões devido à pressão causada por data centers à rede de energia, segundo comissão reguladora de energia

Author Photo
9:30 am - 15 de junho de 2021

A Irlanda tem um problema de energia acentuado pela alta demanda de energia dos data centers instalados na região. Os data centers estão colocando uma pressão potencialmente insustentável na rede elétrica do país, conforme alertou a Comissão de Regulamentação de Serviços Públicos (CRU), regulador independente de energia e água da Irlanda. Os data centers deverão representar 15% da demanda total de energia até 2026 no país, segundo uma estatal de transmissão de energia.

A CRU alertou em um documento de consulta que o país poderia enfrentar apagões prolongados se a situação não fosse corrigida, de acordo com informações do site ZDNet. O relatório também despertou a operadora estatal de transmissão de energia elétrica da Irlanda, EirGrid, que disse à CRU que os data centers e a demanda de carga que eles exigem estão “tendo um grande impacto no sistema elétrico irlandês atualmente e no futuro previsível”.

“EirGrid destacou o desafio considerável que o consumidor de eletricidade enfrentará nos próximos anos. O pior resultado pode resultar em redução de carga e, em última análise, apagões contínuos. Isso não é aceitável para a CRU e medidas precisam ser introduzidas para gerenciar o equilíbrio entre oferta e demanda”, disse a CRU em seu relatório.

De acordo com a publicação do ZDNet, a CRU considera que os data centers são “o maior impulsionador de demanda homogênea” na rede. A Comissão deseja que os operadores de data centers forneçam respostas para permitir uma maior integração da rede a fim de manter a segurança do fornecimento de eletricidade.

A EirGrid já havia alertado sobre a alta demanda de energia dos novos data centers no país, em 2017. Segundo a estatal, até que se atualize o equipamento de transmissão em Dublin, é possível que seja necessária a instalação de geradores para atender à demanda no curto prazo. Espera-se que os data centers representem 15% da demanda total de energia até 2026 – ante menos de 2% em 2015, disse a EirGrid.

Para a CRU, três cenários são possíveis: não fazer nada e esperar por blecautes, impor uma moratória nas conexões dos data centers ou permitir que a EirGrid solicite os data centers para limitar o consumo.

“Neste [segundo] cenário, a CRU poderia emitir uma Instrução para que os operadores do sistema parassem de processar todos os aplicativos de conexão do data center (incluindo modificações) e novos aplicativos de conexão por vários anos”, escreveu a CRU. “A CRU não considera isso apropriado no momento, pois há mecanismos que os data centers podem empregar que, na visão das CRUs, podem contribuir para sua flexibilidade geral”.

Uma terceira opção é impor “medidas de conexão”, que permitiriam à EirGrid e à outra operadora de sistema priorizar os aplicativos de conexão do data center com base em várias categorias que protegem o fornecimento de energia, disse a publicação.

A CRU disse que a terceira opção “deve permitir que a indústria de data center continue a se conectar de uma maneira que respeite a integridade geral do sistema enquanto equilibra as necessidades do consumidor para ter um fornecimento seguro e estável de eletricidade”.

(Com informações de ZDNet)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.