Com foco em CX, Edenred investiu cerca de € 2 bilhões em inovação global

Investimento se acumula desde 2016. No Brasil, assistente virtual já realizou mais de 8,5 milhões de atendimentos

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5:00 pm - 26 de outubro de 2023
Imagem: Divulgação

A Edenred, plataforma global de serviços e meios de pagamentos, tem concentrado esforços e investimentos para avançar a digitalização de seus produtos e fomentar a experiência do cliente (CX). Nesta semana, a empresa que, no Brasil, detém as marcas Ticket, Ticket Log, Repom, Edenred Pay e Punto, revelou que desde 2016 investiu cerca de € 2 bilhões em inovação a nível mundial.

Parte desses investimentos tem como foco o programa global batizado de “Paixão pelos Clientes”, que busca a melhoria contínua da experiência do consumidor que, no caso da companhia, engloba diferentes públicos – empresas, empregados e comerciantes.

No Brasil, uma das iniciativas para transformar a jornada dos clientes foi a criação, em 2015, da EVA (Edenred Virtual Assistant), assistente virtual baseada em inteligência artificial, a fim de dar suporte de atendimento de forma direcionada e personalizada. “Desde o seu lançamento, a EVA realizou mais de 8,5 milhões de atendimentos para os públicos da Ticket, Ticket Log, Repom e Edenred Pay e as interações tornaram-se 35% mais ágeis no comparativo com o desempenho da central de atendimento”, revela Gilles Coccoli, presidente da Edenred Brasil.

A ferramenta apoia os usuários em ações como conferência de saldo e solicitação de segunda vida de cartões. O processo de implementação da tecnologia contou com o apoio das áreas de tecnologia, inovação e processos, a fim de desenhar a migração do que era humano para o atendimento por meio da IA. “Nosso foco sempre esteve na experiência do cliente, em criar uma jornada agradável e eficiente, humanizando e personalizando o atendimento. A linguagem utilizada pela EVA foi estrategicamente pensada para oferecer a melhor experiência a cada perfil de público atendido pelo Grupo, além de deixar a experiência fluida e com a identidade da Edenred”, completa Coccoli.

Segundo o executivo, o time, periodicamente, realiza encontros para discutir a performance da EVA – e dos demais canais de atendimento das marcas -, com o objetivo de estudar novas possibilidades. “Hoje, nosso principal intuito é que a ferramenta seja agradável, ou seja, tenha a capacidade de transmitir confiança na interação com o cliente, tornando a experiência acolhedora e eficiente, tornando mais simples e fácil a navegação no sistema de autosserviço, facilitando o entendimento dos processos automatizados e maximizando seu uso. Essa implantação busca o equilíbrio entre experiência do cliente e eficiência operacional”, conta Coccoli.

CX: cultura centrada no cliente

Coccoli explica que o programa da Edenred “Paixão pelos Clientes” foi criado para intensificar as iniciativas locais e dinamizá-las em todo o Grupo. O Net Promoter Score (NPS), ferramenta testada e comprovada pelas principais empresas de experiência, é um dos pilares dessa transformação. A Edenred questiona seu público sobre sua experiência em momentos-chave da jornada. Em 2022, foram coletados feedbacks de quase 1,5 milhão de clientes, a nível global, tornando possível medir a qualidade da experiência, elaborar planos de ação por país e permitir que todos os colaboradores tomem ações em seu próprio nível.

“O empenho de todos os colaboradores neste processo, desde vendas, equipes de marketing, atendimento e equipes de inovação, serve para promover uma cultura centrada no cliente. Em cada país, equipes de vendas e atendimento, bem como membros do Comitê Executivo, ligam para clientes para entender suas dores e reúnem-se regularmente para compartilhar lições aprendidas e elaborar medidas corretivas. Isso está em linha com o Beyond, nosso planejamento estratégico lançado em outubro de 2022 e válido até 2025. A partir dele, temos cada vez mais a missão de implementar serviços de alto valor agregado”, explica o presidente da Edenred Brasil.

Segundo a Edenred, a implementação do programa representa mais de 90% das receitas do grupo. Melhorias foram feitas para aplicativos móveis, portais da web, processos de pedidos e organização das equipes de vendas e atendimento, graças aos feedbacks conseguidos por meio do programa.

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Redação

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