CTVacinas adota workstations para apoiar vacina brasileira contra a Covid-19

Equipamento de alto desempenho era necessário para laboratório analisar grande volume de dados

Author Photo
6:46 pm - 04 de setembro de 2023
CTVacinas Lenovo covid Ministério da Saúde Imagem: Shutterstock

Um dos grandes desafios do CTVacinas, laboratório de biotecnologia de Minas Gerais, é processar o grande volume de dados que gera para pesquisas científicas, incluindo pesquisas pra o desenvolvimento de vacinas. Para dar conta dessa análise, o laboratório passou a recorrer recentemente a uma workstation da Lenovo.

“O tempo inteiro nós geramos dados. Sem o suporte de uma máquina de alto desempenho, nós não teríamos capacidade de backup suficiente para manter os programas que fazem a busca em bancos de dados de predição de estrutura química e suas composições”, explica Diana Paola Gómez Mendoza, pós-doutora em biologia molecular e pesquisadora do CTVacinas.

Desde abril de 2020, com a alta demanda por imunizantes para o combate à Covid-19, o laboratório vem trabalhando na primeira vacina 100% brasileira contra a doença, o que inclui desde a produção de insumos até a distribuição. Segundo o CTVacinas, o grupo conta com mais de 40 pesquisadores que atuam no desenvolvimento do novo imunizante batizado de SpiN-TEC UFMG MCTI.

Para isso, adquiriu um novo espectrômetro, equipamento que identifica moléculas por meio da medição de sua massa e característica de estrutura química, assim realizando a qualificação molecular.

Líder do laboratório de espectrometria de massas, Diana explica que, para trabalhar em conjunto com um equipamento robusto como o espectrômetro, era necessária uma workstation com alto poder de processamento, armazenamento e memória ao invés de um computador comum, para suportar e analisar aproximadamente 1GB por arquivo.

Leia também: Como selecionar software de gestão de sustentabilidade

Após realizar um pregão, em junho de 2022, para a compra de uma workstation para completar a operação do novo espectrômetro, o CTVacinas escolheu a ThinkStation P620. A workstation foi customizada no México para o CTVacinas com 7 discos SSD e 256GB de memória RAM, contando também com dois monitores ThinkVision S24e com ajustes ergonômicos integrados. Ela conta ainda com o processador AMD Ryzen Threadripper PRO.

Em menos de três meses, a solução foi implementada, tendo sido concluída em setembro de 2022.

Diana explica que na workstation é feita diretamente a detecção e análise dos dados provenientes do espectrômetro, para realizar a caracterização e controle de qualidade do imunizante por meio da técnica de espectrometria de massas. “O processo de leitura de dados vindos do espectrômetro exige muito, então, com essa workstation, é nítido que conseguimos fazer análises com mais velocidade e eficiência, obtendo resultados em até uma hora”, relata Mendoza.

Com o apoio da solução da Lenovo, a SpiN-TEC UFMG MCTI teve a primeira aplicação em voluntários em novembro de 2022 e está a caminho da segunda fase de testes, que deve acontecer a partir de setembro.

Criado em 2016 a partir da parceria entre o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o CTVacinas está localizado dentro do polo de biotecnologia do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). A instituição conta com mais de 80 pesquisadores, das mais diversas áreas da ciência e da tecnologia, que atuam no desenvolvimento de vacinas para doenças humanas e veterinárias, além de kits para o diagnóstico.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.