5 passos para se tornar um CTO estratégico e alavancar a carreira
Especialista destaca habilidades e pontos que líderes devem desenvolver para assumir posição estratégica
Em meio a acelerada transformação digital dos negócios, as áreas de tecnologia das empresas são cada vez mais pressionadas. Segundo dados do Institute for Business Value, da IBM, a pandemia levou 55% das organizações a corrigir permanentemente suas estratégias em tecnologia. Essa realidade também cobra dos CTOs uma visão e liderança estratégicas.
Tido como um dos profissionais mais buscados e necessários hoje, o CTO é essencial para alavancar resultados e escalar operações. Nesse sentido, diante de um período onde a disrupção alcança níveis significativos, o CTO precisa fugir do convencional, lembra Thiago Lima, CEO do IFTL, edtech focada na capacitação de líderes em tecnologia.
Leia também: CIOs brasileiros querem melhorar serviços de TI, mas esbarram no orçamento
Pensando nisso, o especialista listou cinco habilidades essenciais para ser um CTO estratégico.
1. Pensamento data driven
Lima lembra que os CTOs precisam tomar suas decisões orientadas a dados. Ou seja, os líderes devem estar atentos às métricas de operação da sua empresa de forma intrínseca.
2. Caminhar junto com as tecnologias emergentes
Para além de seus direcionamentos técnicas e operacionais, o CTO precisa estar informado sobre tudo que surge de novo no mercado, sobretudo no mercado de tecnologia, na visão do especialista. “Nesse sentido, ele necessita atrelar o modelo de negócio da empresa a novas tendências e ferramentas tecnológicas. Esse profissional precisa ver a aplicabilidade desses recursos no seu dia a dia. Exemplo disso é o Metaverso, a Inteligência Artificial e como esses elementos podem ser introduzidos para trazer resultados palpáveis”, recomenda.
3. Tornar a empresa uma máquina de talentos
Para escalar e ter real impacto no mercado é preciso ter as melhores equipes. “A figura do CTO deve determinar a atração e retenção das melhores pessoas para seus times de tecnologia. É esperado que esse profissional além de reter e atrair, possa transformar a empresa em uma máquina de talentos. Formar e investir no aprimoramento da qualificação dos times também é algo precioso e totalmente necessário”, sugere Lima.
4. Entender profundamente o modelo de negócio
O CTO precisa entender de maneira mais ampla quais são os modelos de negócio existentes no mercado e fazer esse exercício de forma intensa para sua empresa. “Compreender como a organização olha para o futuro e se enxerga no curto, médio e longo prazo é bem importante para traçar metas e obter resultados”, ressalta.
5. Gerenciar processos e projetos
Nesse ponto, Lima lembra que o CTO precisa ter playbooks na área de tecnologia, captar como a área está estruturada e ter processos muito bem definidos. “Com isso, ele com certeza obterá KPIs (indicadores-chave de desempenho) para interligar com dados. Se este profissional consegue implementar processos, automaticamente ele tem acesso a dados”, finaliza.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!