CPqD tem nova versão da plataforma aberta dojot

A plataforma aberta dojot, desenvolvida pelo CPqD com o objetivo de acelerar a criação de aplicações de internet das coisas (IoT), está ganhando uma nova versão, que recebeu o nome de Aikido.

“O desenvolvimento da dojot continua, com foco nas demandas do mercado e do ecossistema voltado à oferta de soluções IoT”, afirma Maurício Casotti, responsável de marketing da dojot no CPqD. “Nesse sentido, a versão Aikido reforça os três pilares que orientaram a criação dessa plataforma: facilidade de uso, rapidez no desenvolvimento de aplicações e segurança na implantação”, acrescenta.

Uma interface de operação mais intuitiva e a visão da distribuição dos dispositivos em um mapa são alguns dos novos recursos que, segundo Casotti, tornam a dojot Aikido ainda mais fácil de usar. Além disso, ele destaca a atualização dos dados de exibição em tempo real, a visão de alarmes da plataforma e a possibilidade de integração com o CPqD Billing, para facilitar a cobrança em modelos de negócios complexos dentro do ecossistema IoT.

Já funcionalidades como gerenciamento de templates de dispositivos, de atualizações de firmware e suporte à atuação em dispositivos (para configuração e envio de comandos a partir da plataforma) são recursos que tornam a nova versão da dojot ainda mais rápida para desenvolver aplicações IoT. “Nesse quesito, uma funcionalidade importante é a de function as a service (FaaS), que permite usar a dojot para disponibilizar funções criadas fora dela para todo o ecossistema de IoT”, ressalta Casotti.

Em relação à segurança para implantar, ele destaca como novidades o suporte à autenticação na plataforma tanto da aplicação como do dispositivo, por meio do uso de canal seguro e de recursos de criptografia. Além disso, Casotti afirma que um novo broker de contextos foi incorporado à dojot Aikido, o que torna a solução mais flexível, escalável e robusta.

O lançamento da nova versão faz parte da estratégia do CPqD de dar suporte à evolução e ao aperfeiçoamento constante da plataforma dojot, que tem como foco o estímulo à inovação aberta e à construção de um ecossistema voltado para a oferta de soluções IoT adequadas à realidade brasileira. A dojot Aikido já está disponível no portal da iniciativa, pelo qual os interessados podem obter seu código e também a documentação sobre como utilizar os componentes, a interface etc.

Recent Posts

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

50 minutos ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

15 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

16 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

16 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

18 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

18 horas ago