Notícias

CORA acelera jornada da Algar Telecom ao futuro

A Central de Operações de Redes Automatizada, mais conhecida como CORA, chegou totalmente alinhada ao movimento de evolução digital da Algar Telecom, acelerando a sua jornada rumo ao futuro do negócio. A plataforma cognitiva integra a missão da companhia de agregar cada vez mais inteligência à entrega de serviços, expansão de redes e sistemas.

Mas o segredo do projeto, iniciado em 2019 e entregue em 2021, mora na forma como foi criado e o seu sucesso é atribuído a uma equipe diversa, com pessoas estimuladas a inovar, pensar diferente e compartilhar ideias.  É o que garante Wendel de Melo, Diretor de Tecnologia e Redes da Algar Telecom.

“Foi fundamental ter várias opiniões em um projeto, aliando o conhecimento do colaborador ao de profissionais do mercado que pudessem trazer outras experiências, pois isso provoca e estimula uma nova forma de fazer”, revela a receita do sucesso do projeto, com o qual se consagrou Executivo de TI do Ano de 2022, na categoria Modernização da TI – Faturamento até R$ 5 bilhões.

Leia também: Projeto de pessoas para pessoas revoluciona TI da Ailos

Para o executivo, ser o vencedor do prêmio é um reconhecimento de anos da sua trajetória profissional, principalmente na Algar Telecom. “Sem dúvidas, é motivo de orgulho e abrirá novas possibilidades para desenvolvermos projetos cada vez mais inovadores”, diz.

Entre os inúmeros aprendizados adquiridos ao longo da construção da CORA, Melo destaca a experiência de trabalhar as questões culturais de forma harmônica, mesclando competências necessárias para desenvolver uma proposta e ganhar a adesão do time. “Era preciso fazer com que todos abraçassem a transformação, somente juntos conseguiríamos alcançar os objetivos”.

Wendel diz ser o desafio da área de TI sua inspiração diária, que o permite e a seu time sair do lugar comum e evoluir diariamente movido por um propósito. “Mas é essencial provocar, gerar discussões e reflexões. E não ser o dono das respostas. É importante também ouvir e estar presente e disponível para a equipe”, ensina.

Mais qualidade de vida

A CORA foi programada para ser um organismo vivo dentro da rede e buscar de forma autônoma solução para corrigir incidentes, automatizando processos manuais. Ela interpreta os alarmes que estão correlacionados, observando o comportamento do histórico de informações.

“A sua implantação permitiu melhoria na qualidade de vida e produtividade dos técnicos, melhoria da experiência do nosso cliente, automatizações e ganhos para a empresa”, diz Melo.

Apoiado em uma visão humanizada da tecnologia, o executivo entende que a sociedade vivencia uma época de constante transformação, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e exigentes. E alerta para um futuro com desafios ainda maiores, metas ambiciosas e competitividade no mercado.

“Quanto mais crescemos, mais percebemos que ainda podemos melhorar e que ainda temos muito a aprender”, ensina o vencedor.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

9 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

10 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

11 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

12 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

14 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

15 horas ago