Projeto de pessoas para pessoas revoluciona TI da Ailos

Helio Cordeiro Mariano comandou o Ailos + de transformação digital que o fez Executivo de TI do Ano 2022

Author Photo
4:45 pm - 14 de abril de 2022

“Todo dia é um dia desafiante”. É o que afirma Helio Cordeiro Mariano, CIO da cooperativa de crédito Ailos, diante da velocidade das transformações na TI da companhia nos últimos anos, para aprimorar o atendimento ao público, que inclui as classes C e D e principalmente os não bancarizados.

Entre 2017 e 2020 a Ailos modernizou os canais de autoatendimento, incluindo o app, internet banking e caixas eletrônicos, co o objetivo de atingir a meta de 1 milhão de cooperados/associados e R$ 10 bilhões em ativos administrados. O resultado foi alcançado, mas a jornada não terminou.

Vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano de 2022, na categoria Desenvolvimento: transições Agile e DevOps com o projeto Ailos+ Programa Transformação Digital, Mariano, o comandante das mudanças deu segmento à evolução. “Em 2020, criamos o Planejamento Estratégico – Ailos Rumo 2030, um robusto programa digital para suportar o crescimento nacional e na internet da empresa. “E o Ailos+ é sua viga mestra”, explica.

Leia também: Eucatur transforma modelo de negócios para superar pandemia

Agora, o momento é de celebração. “Estou muito honrado em receber este prêmio. Espero continuar agregando em ambientes de missão crítica, alta disponibilidade, grandes exigências e projetos desafiadores. É uma oportunidade apresentar o trabalho da equipe e mostrar a evolução do Sistema Ailos”, destaca o executivo.

Para liderar a TI da Ailos, ele admite que ser transparente e comunicativo faz a diferença. “Propor um projeto robusto para o Conselho de Administração também exigiu coragem e ousadia, em linha com o objetivo estratégico da expansão com sustentabilidade, melhor oferta de produtos para os cooperados e maior eficiência operacional”, revela o CIO, para quem as pessoas tiveram importante papel no sucesso do projeto.

Movido a talentos

O primeiro passo no Ailos+, iniciado em janeiro de 2021 com término em dezembro de 2023, foi a contratação de talentos para a construção de uma equipe alinhada ao desafio — pessoas participativas, engajadas e focadas em resultados. “É um projeto de pessoas para pessoas, desde os envolvidos diretamente até para os quais os novos ativos estão sendo construídos. Engajamos com a ideia de mudar”, garante.

Com o Ailos+ em curso, a ideia de sustentabilidade no desenvolvimento de sistemas buscou enfrentar três frentes: acompanhar as tendências de mercado, como PIX, Open Finance, marketplace e crédito imobiliário, modernizar sistemas, como o novo core bancário, jornada para nuvem, novo CRM, simplificando sistemas e processos, e adotar práticas ágeis de capacitação, agilidade empresarial, inovação e excelência na prestação de serviços.

Para atingir essas metas, a empresa adotou a metodologia ágil baseada em Scrum e Safe com 70 squads distribuídos em 15 tribos integradas com equipes de negócios, reunindo mais de 500 pessoas – internos e terceiros. “O importante é que o projeto está gerando grande impacto positivo na vida dos colaboradores e cooperados, bem como nos terceiros envolvidos”, finaliza o vencedor.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.