CORA acelera jornada da Algar Telecom ao futuro

Projeto de plataforma cognitiva liderado por Wendel de Melo o faz Executivo de TI do Ano de 2022

Author Photo
11:45 am - 18 de abril de 2022

A Central de Operações de Redes Automatizada, mais conhecida como CORA, chegou totalmente alinhada ao movimento de evolução digital da Algar Telecom, acelerando a sua jornada rumo ao futuro do negócio. A plataforma cognitiva integra a missão da companhia de agregar cada vez mais inteligência à entrega de serviços, expansão de redes e sistemas.

Mas o segredo do projeto, iniciado em 2019 e entregue em 2021, mora na forma como foi criado e o seu sucesso é atribuído a uma equipe diversa, com pessoas estimuladas a inovar, pensar diferente e compartilhar ideias.  É o que garante Wendel de Melo, Diretor de Tecnologia e Redes da Algar Telecom.

“Foi fundamental ter várias opiniões em um projeto, aliando o conhecimento do colaborador ao de profissionais do mercado que pudessem trazer outras experiências, pois isso provoca e estimula uma nova forma de fazer”, revela a receita do sucesso do projeto, com o qual se consagrou Executivo de TI do Ano de 2022, na categoria Modernização da TI – Faturamento até R$ 5 bilhões.

Leia também: Projeto de pessoas para pessoas revoluciona TI da Ailos

Para o executivo, ser o vencedor do prêmio é um reconhecimento de anos da sua trajetória profissional, principalmente na Algar Telecom. “Sem dúvidas, é motivo de orgulho e abrirá novas possibilidades para desenvolvermos projetos cada vez mais inovadores”, diz.

Entre os inúmeros aprendizados adquiridos ao longo da construção da CORA, Melo destaca a experiência de trabalhar as questões culturais de forma harmônica, mesclando competências necessárias para desenvolver uma proposta e ganhar a adesão do time. “Era preciso fazer com que todos abraçassem a transformação, somente juntos conseguiríamos alcançar os objetivos”.

Wendel diz ser o desafio da área de TI sua inspiração diária, que o permite e a seu time sair do lugar comum e evoluir diariamente movido por um propósito. “Mas é essencial provocar, gerar discussões e reflexões. E não ser o dono das respostas. É importante também ouvir e estar presente e disponível para a equipe”, ensina.

Mais qualidade de vida

A CORA foi programada para ser um organismo vivo dentro da rede e buscar de forma autônoma solução para corrigir incidentes, automatizando processos manuais. Ela interpreta os alarmes que estão correlacionados, observando o comportamento do histórico de informações.

“A sua implantação permitiu melhoria na qualidade de vida e produtividade dos técnicos, melhoria da experiência do nosso cliente, automatizações e ganhos para a empresa”, diz Melo.

Apoiado em uma visão humanizada da tecnologia, o executivo entende que a sociedade vivencia uma época de constante transformação, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e exigentes. E alerta para um futuro com desafios ainda maiores, metas ambiciosas e competitividade no mercado.

“Quanto mais crescemos, mais percebemos que ainda podemos melhorar e que ainda temos muito a aprender”, ensina o vencedor.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.