Notícias

Sicoob Engecred moderniza ambiente de TI em busca de expansão

O Sicoob Engecred, instituição financeira cooperativa, modernizou sua estrutura de TI deixando um defasado parque tecnológico para dar lugar a um ambiente que permite flexibilidade e escalabilidade. A migração contou com o apoio da Populos, especializada em soluções de End User Computing, Infraestrutura e Cloud.

Rodrigo Escórcio, gerente de TI do Sicoob Engecred, conta que a modernização veio a tempo de acompanhar o crescimento da operação do Sicoob Engecred, que possui associados em 23 estados e no Distrito Federal. A organização precisava de plataformas para impulsionar a expansão e, ao mesmo tempo, otimizar tarefas em modelos de trabalho híbrido.

“A infraestrutura anterior rodava em três camadas: storage, switch SAN e servidores, e o upgrade desse cenário envolveria investimentos pesados na aquisição de máquinas e softwares, o que nos desafiou a ir em busca de alternativas mais modernas e com melhor custo-benefício”, comenta Escórcio.

Leia também: Open Banking pode incluir 4,6 milhões de brasileiros no mercado de crédito

Antes do projeto de atualização do parque tecnológico, o Sicoob Engecred já mantinha uma relação com a Populos na virtualização de desktops. “A Populos nos trouxe uma proposta com um modelo otimizado de TI baseado em hiperconvergência, que dispensaria os elevados custos com aquisição e atualização de equipamentos”, revela Escórcio. A solução adotada foi a de hiperconvergência da Nutanix.

Todo o projeto, dos primeiros estudos ao início da utilização, foi implantado em seis meses e entregue em novembro de 2021. A estratégia utilizada pela Populos foi a criação de uma estrutura paralela a que estava em uso, permitindo que a transição ocorresse de forma transparente para os usuários e para o ambiente legado. O treinamento também ficou sob responsabilidade da Populos, que preparou a equipe de infraestrutura de TI.

Hoje, a estrutura de TI do Sicoob Engecred é dividida em cinco unidades: Suporte, Infraestrutura, BI, Desenvolvimento & Qualidade e Processo. Já nas estruturas de Data Centers, a empresa conta com um site principal e um de contingência, segregados geograficamente, ambos com classificação Tier 2, onde é realizada a administração de todo o ambiente e de todos os pontos de atendimento.

“Com o upgrade na estrutura física e nas aplicações, conseguimos entregar com segurança e alta disponibilidade os desktops virtuais e outras soluções que potencializaram estratégias, oportunidades de negócios e capacidade de expansão do Sicoob Engecred”, diz Escórcio.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

21 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

22 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

22 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

2 dias ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

2 dias ago