Maioria dos serviços no varejo é contratado de última hora nas ‘grandes datas’

Entre os principais serviços contratados antes de grandes datas do varejo estão plataformas de gestão financeira e e-commerce, indica estudo do Google

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5:56 pm - 04 de setembro de 2023
varejo, varejo digital, comércio eletrônico Imagem: Shutterstock

A maior parte das empresas do setor de varejo no Brasil não consegue se preparar para grandes datas do segmento com a antecedência recomendada por especialistas. Segundo uma nova pesquisa do Google realizada com mais de 500 empresas do varejo de todos os tamanhos no País, mais da metade (55%) afirma que as contratações dos “enablers”, empresas que oferecem soluções focadas em alavancar vendas e pré-vendas em grandes datas do varejo, são feitas até três meses antes dessas datas.

Ainda segundo o estudo, uma em cada três (29%) contratações é efetuada em menos de 30 dias – entre as pequenas e médias empresas, o índice de contratação em até um mês é ainda maior (37%).

Conforme revela o estudo, o principal motivo para contratação de serviços dos enablers é a urgência (55,4%), devido a fatores imprevisíveis como aumento de preço, problemas de serviço e insatisfação. A pesquisa também concluiu que cerca de um terço (32,7%) das empresas ouvidas contratam baseado na confiança da marca; enquanto 27% decidem nos momentos de planejamento da empresa (anual ou semestral).

Os três principais serviços contratados são Gestão Financeira (apontada por 23% dos entrevistados), Sistemas de Marketing (20%) e Plataforma de E-commerce (19%).

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“O tempo até a tomada de decisão varia entre os contratantes, mas é importante notar que o processo decisório pode ser alongado e levar alguns meses – o que reforça a importância do trabalho com antecedência para o momento de sazonalidade”, comenta Artur Mazin, head de negócios para médias empresas do Google Brasil. “Também por isso é importante construir uma marca forte e respeitável, visto que um terço das empresas contratam se baseando na confiança da marca.”

O estudo também identificou uma forte influência das plataformas online na busca por informações no segmento. Segundo a pesquisa, 42% dos varejistas buscam no Google e Youtube por informações na hora de contratar esse tipo de fornecedor.

Quanto maior a empresa, mais eles procuram informações online. Enquanto 43% dos MEIs têm a indicação de conhecidos próximos como principal canal de informação, 69% das empresas com mais de 500 funcionários buscam informações no Google e no YouTube.

No caso de empresas com mais de 1.000 funcionários, 35,7% delas dedicam 61% do investimento mensal na contratação de serviços B2B, apontando que a complexidade delas desperta a necessidade de processos e sistemas elaborados. Enquanto isso, 34% das empresas do varejo dedicam mais de 20% do orçamento da empresa na contratação de serviços B2B e 39,7% fazem contratação recorrente deles.

Outro dado revelado pelo estudo indica que 19% das empresas MEI atuantes no varejo e que possuem até 10 funcionários apontam contratar mensalmente serviços de enablers. Na avaliação do Google, essa realidade aponta uma oportunidade das empresas/serviços contratados conseguirem emplacar promoções de assinaturas de planos mais longos, sendo possível, inclusive, fidelizar clientes.

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Redação

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