Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

Congresso dos EUA aponta práticas anticompetitivas de Amazon, Apple, Facebook e Google

Comissão da Câmara dos Deputados apontou abusos de poder de mercado, como aquisições para eliminar concorrência e altas taxas por serviços

Da Redação
11:10 am - 07 de outubro de 2020
Adobe Stock

O órgão equivalente à Câmara dos Deputados dos Estados Unidos divulgou na tarde de terça (06) um relatório de 449 páginas analisando a postura de mercado adotada pelas grandes empresas de tecnologia do país. No caso, Amazon, Apple, Facebook e Google.  

E, de acordo com a conclusão da equipe envolvida na comissão — após um trabalho de 16 meses, envolvendo entrevistas com 250 pessoas e filtragem de mais de 1,3 milhão de documentos —, a forma como essas marcas se posicionam é bastante prejudicial à competitividade do mercado. 

“Ao controlar o acesso aos mercados, esses gigantes podem escolher vencedores e perdedores em toda a economia. Eles não apenas exercem um tremendo poder, mas também abusam dele cobrando taxas exorbitantes, impondo termos contratuais opressores e extraindo dados valiosos das pessoas e empresas que dependem deles”, afirma trecho do documento. 

Principais questionamentos 

Com relação ao Facebook, o relatório apontou que a empresa “manteve seu monopólio por meio de uma série de práticas comerciais anticompetitivas”, destacando as compras de Instagram e WhatsApp, aplicativos que, no longo prazo, seriam concorrentes diretos da marca. 

No caso do Google, a Comissão ressaltou o fato de a empresa priorizar marcas próprias em detrimento de concorrentes, como por exemplo já pré-instalar o navegador Chrome em smartphones equipados com o sistema operacional Android, também de sua propriedade. 

A Amazon sofreu críticas bem parecidas com a da companhia de busca: na visão da equipe que analisou as práticas de negócio da varejista, ela foi descrita como uma organização que criou uma situação na qual as marcas que usam seu marketplace não podem realizar críticas a questões como taxas e políticas, já que a empresa acabou “tomando” todo o processo de logística e ser cancelado do serviço representaria um sério risco ao negócio. 

O relatório também abordou o fato potencialmente perigoso à concorrência de que a Amazon, que também possui linhas próprias de produto, ter acesso à movimentação de comércios que vendem itens similares. “É uma loja de doces, todos podem ter acesso a tudo que quiserem. Existe uma regra, mas não há ninguém aplicando ou verificando no local. Eles apenas dizem, não se sirva de dados. . . e daí eles dão uma piscadela e continuam com o [discurso] ‘não acesse’”, informa trecho do relatório.  

E para Apple, a principal crítica ficou sob tanto o valor cobrado pela empresa por cada app que possui sistema de assinatura (em torno de 30% do preço cobrado) e também pelo fato de a empresa privilegiar dentro da sua central de apps os produtos da sua marca, em detrimento da concorrência. 

Aumentando a fiscalização 

Como é possível avaliar pelas críticas apontadas acima, a equipe responsável pela investigação concluiu que todas as marcas, de alguma forma, se utilizaram do seu tamanho e dominância para eliminar a concorrência. 

O documento sugere uma série de práticas para reverter ou, ao menos minimizar a situação, como apresentar uma nova versão da lei antitruste dos EUA, compreendendo as nuances que envolvem empresas digitais, além de dividir as áreas de negócios, tornando-as células independentes e sem acesso as informações de outras verticais ou mesmo vender divisões inteiras de cada negócio. 

Outra indicação é de que, de agora em diante, cada nova aquisição feita por uma das quatro grandes (e qualquer outra marca com um nível semelhante de presença dentro da sua área) seja encarada como anticompetitiva e que a empresa ficará com o ônus de provar ao órgão que a compra não prejudicará o surgimento de novos negócios dentro do ecossistema.

O que é preciso avaliar agora é a viabilidade e desejo dos políticos em iniciar medidas nesse sentido: enquanto os representantes do partido republicano (do presidente Donald Trump) são contra ações mais incisivas, as autoridades democratas (aliadas ao candidato à presidência Joe Biden) veem essas ações como mais necessárias. 

*Com informações do Financial Times 

Tags:
amazon
antitruste
apple
Facebook
Google
Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados