Computação de alto desempenho ajuda Positivo a crescer na pandemia

CEO da Positivo Servers & Solutions comenta aceleração por conta da transformação digital

Author Photo
9:00 am - 02 de outubro de 2020
Positivo Servers

“Não tem quem não tenha ficado assustado com o começo da pandemia”, lembra o Silvio Campos, o CEO da Positivo Servers & Solutions. Parte do grupo Positivo, a empresa fabrica e comercializa servidores, storages e mini PCs, além de manter alianças com parceiros fornecedores de soluções como hiperconvergência, automação e inteligência artificial, além canais de venda para oferta e distribuição de produtos e serviços.

Em entrevista ao IT Forum 365, o executivo comenta a mudança de nome da empresa — que antes se chamava Accept e se juntou à Positivo em dezembro de 2018. Nesse quesito, foi fundamental o peso da marca Positivo, mantendo a identidade de servidores e soluções. “A ideia da Positivo é ampliar limites. O nome Positivo ajuda muito para isso”, comenta Campos.

Servidores de alta capacidade

Por conta da pandemia, houve uma redução de expectativa para esse segmento do mercado em 2020. No entanto, o foco da Positivo Servers & Solutions em computação de alta capacidade ajudou a manter a companhia na contramão desse indicativo, com um faturamento de R$ 34,7 milhões no primeiro trimestre de 2020. O resultado é 72,8% maior que o registrado no mesmo período de 2019.

“Mesmo com retração prevista para o segmento de servidores, a gente teve um crescimento no ano de 2020. Comparando com a primeira metade de 2020 com  mesmo período de 2019, a gente teve 30% de crescimento”, comenta Campos.

Um dos quesitos que é indicado pelo CEO da Positivo Servers & Solutions como fundamental para o bom resultado é a proximidade com empresas integradoras para entrega de produtos de alta complexidade. A companhia serve como suporte na parte de infraestrutura, enquanto os integradores fazem a venda e entrega para o cliente final.

Óleo, gás, finanças e games

Essa movimentação também se tornou possível por conta da aceleração trazida pela crise. Ou seja, a pandemia acentuou a dependência por tecnologia, principalmente pelo volume de informações e dados gerados a partir desse período e do distanciamento social. Com isso, o mercado exigiu mais estrutura de armazenamento e aumentou a busca por servidores e data centers.

O CEO da Positivo Servers & Solutions aponta que alguns dos segmentos econômicos que mais têm demandando  soluções de infraestrutura de TI (como servidores, por exemplo) são óleo e gás, financeiro e o mercado de games. Nesse último caso, Campos explica que a possibilidade de serviços de streaming de jogos rodando em nuvem tem movimentado o setor.

“A Positivo Servers & Solutions não trabalha no segmento de máquinas gamers, mas havendo a necessidade desse processamento centralizado em datacenter, que precisa baixa latência para streaming de games, pode ser uma boa oportunidade em uma área onde nós dominamos”, afirma Campos.

O executivo também faz questão de lembrar a participação da companhia no desenvolvimento do Atlas, supercomputador que ocupa a 57ª posição em capacidade de processamento da lista da Top500.org.  O supercomputador é o mais bem colocado de toda a América Latina no ranking mundial de computadores de alto desempenho.

Atualmente, o Atlas está sendo usado para processamento de dados geofísicos gerados durante as atividades da Petrobras para exploração e de desenvolvimento da produção de óleo de gás.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.