Como o setor imobiliário está usando tecnologia para otimizar negócios

Desenvolvidas pelas próprias imobiliárias, plataformas aceleram processo de locação e poupam o tempo dos envolvidos; redução de custos é vantagem

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10:00 am - 05 de fevereiro de 2020

Quando se fala sobre tecnologia dentro do setor imobiliário, o primeiro pensamento de fato se encontra em startups que entraram no mercado como a proposta de realizar um trabalho mais eficiente do que o feito pelas imobiliárias. Porém, as companhias do ramo já começaram a investir em plataformas que oferecem um serviço personalizado aos potenciais clientes. 

Um exemplo e a URB9, companhia criada pela imobiliária Nova Aliança, que investiu R$ 1,5 milhão no desenvolvimento do serviço, que hoje atende a zona sul do Rio de Janeiro. O serviço permite que comprador e vendedor negociem diretamente aspectos como preço, documentos e garantias do contrato, envolvendo o corretor em etapas mais avançadas, como a visita ao imóvel. 

Em menos de um ano, o URB9 já superou a marca de 4 mil visitas. Número que se torna significativo ao comparar que, em 25 anos de atuação no Rio, a Nova Aliança registrava em dezembro 3 mil visitas. 

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Além de diminuir a probabilidade de visitas que não se convertem em compras, a URB9 tem como vantagem uma taxa de custos menor do que a praticada no mercado: enquanto as imobiliárias tradicionais cobram entre 5% a 6% do valor do imóvel, a plataforma fica com 3% do valor final de venda. 

Atualmente, os responsáveis pela empresa estão buscando novos investidores para expandir sua área de atuação dentro do Rio de Janeiro e, no médio prazo, para cidades como São Paulo e Belo Horizonte. 

Outra empresa do ramo que também está apostando no uso de tecnologia é Aspa, administradora também localizada no Rio. Lançamento em outubro, o Click Alugue é um sistema que permite a emissão de contratos diretamente no site e possui um processo de recomendação, que avalia as partes envolvidas de acordo com o histórico de pagamentos. 

A Apsa, que detém 80% do Click Alugue, monetiza o negócio por meio de planos de anúncio para imobiliárias e um percentual sobre aluguéis pagos. 

*Com informações do Valor Econômico 

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