Como mudar processos internos reflete na qualidade do atendimento

O atendimento ao cliente pode ser positivamente impactado de acordo com a estrutura interna da TI

Author Photo
5:57 pm - 11 de dezembro de 2019
AR Projjectto inaugura posto de atendimento VIP no Campo de Marte AR Projjectto inaugura posto de atendimento VIP no Campo de Marte

Uma solução desenvolvida pela ServiceNow tem ajudado na integração dos sistemas de processos de TI da Central Nacional Unimed. A companhia, em processo de transformação digital, passa a adotar o HELP, “que concentra todos os chamados para o departamento de TI através de uma interface simples, rápida, segura e hospedada na nuvem.”

Mas até nascer o HELP, o projeto passou por dois grandes desafios:

1) Lidar com o antigo ambiente de ITSM (Information Technology Service Management): eram muitos pontos de entrada de soluções, dificultando a experiência do usuário. Ainda que as soluções estivessem adequadas a seus propósitos, a experiência impactava o tempo de uso e produtividade de cada colaborador;

2) Falta de visibilidade fim a fim e gestão geral dos processos: a metodologia anterior não tinha integração e era limitada em relação a ferramentas de feedback.

Alexandre Ruschi, Presidente da Central Nacional Unimed, diz que mudanças em processos internos refletem na qualidade do atendimento ao cliente. “Hoje a engrenagem de uma empresa está principalmente ligada à inovação e sistemas que devem ser eficientes na vida das pessoas, sejam colaboradores ou clientes”, afirmou.

Projeto de 12 semanas

O HELP foi desenvolvido pela ServiceNow e cria apenas um ponto de contato para os funcionários com a TI. Seja ele num portal ou chatbot, a integração também agrega outras soluções de mercado.

A CNU cita que, além de dar visibilidade fim a fim ao time de TI, o HELP viabilizou pesquisas de satisfação dos processos internos, “gerando importante fluxo de feedbacks”.

Dada a complexidade do setor de saúde, Katia Ortiz, country manager da ServiceNow no Brasil, explica como funcionou a metodologia ágil de adoção do projeto.

“A CNU, em sua jornada de transformação digital, tinha o desafio de implementar essa inovação disruptiva em seus processos de TI em apenas 12 semanas”, disse. Ortiz anda diz que “a CNU já percebe a diferença no nível de satisfação dos usuários” e destaca a satisfação em “poder colaborar no aumento da velocidade dos serviços de TI para toda a empresa”.

A Deloitte, também presente no projeto, utilizou a metodologia Enterprise Value Delivery for ServiceNow. A abordagem híbrida combina conceitos e técnicas ágeis estabelecidos com a previsibilidade da entrega. Assim, cliente e prestador se unem para focar na melhor solução para o projeto.

Quem esteve à frente da implantação foi Samantha Valente Fischetti, coordenadora da área de Workplace e Serviços de TI da CNU. Ela disse que a equipe “mostrou um grande empenho, sobretudo nos meses do projeto, e isso foi essencial para o sucesso da ferramenta”.

Entre as ações, Samantha destaca que foi criada uma marca e um slogan; campanha de contagem regressiva; manuais divertidos; divulgação nas TVs corporativas; divulgação do projeto via hashtag e mais. “Os colaboradores são o nosso bem mais precioso e por esse motivo fizemos de tudo para que essa transição agregasse valor e otimizasse o dia a dia deles”, disse.

Segundo ela, o índice de aderência do projeto foi de 90%, “e nosso CSAT (Customer Satisfaction Score) está em 85%, com apenas 3 meses de ON-GOING da solução”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.