Como criar uma cultura da qualidade em sua empresa digital?

Vá além dos testes de software. Implemente uma filosofia da qualidade que consiga abranger todo o ciclo de vida de um produto digital.

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12:54 pm - 17 de novembro de 2019

Aplicativos em manutenção ou fora de operação, sistemas que caem, erros de programação… Esses são alguns dos muitos problemas enfrentados pelas equipes de desenvolvimento e de manutenção de software, aplicativos ou ferramentas digitais. Encontrar falhas e ineficiências nesse tipo de produto é algo tão frequente que, inclusive, é tratado por muitos com naturalidade. O fato é que quando a empresa não prioriza a resolução de um problema, ele passa a ser aceitável. No entanto, em uma era onde a experiência do usuário é cada vez mais importante, é premissa ter a qualidade como fator fundamental.

Muitas vezes, ela é priorizada em apenas uma etapa do trabalho; geralmente logo após o desenvolvimento do produto. Porém, a qualidade é uma mentalidade que deve estar no DNA de toda a equipe e presente durante todo o processo de desenvolvimento – da concepção até a entrada do produto digital no mercado.

Mas o que exatamente é a cultura da qualidade?

Pense em uma cultura organizacional: ela inclui valores, normas e condutas que deverão ser seguidas tanto pela empresa como por seus colaboradores. O que nem sempre acontece. É possível que uma companhia afirme ser sustentável, mas na prática, não execute processos que evitem desperdícios e que reduzam impactos no meio ambiente. Portanto, esta empresa contradiz seu discurso. O mesmo pode acontecer com a cultura da qualidade: apesar de possuir um processo de Garantia da Qualidade normatizado, muitas empresas entregam um produto com qualidade questionável.

Durante muito tempo, nas companhias, a qualidade esteve ligada à padronização, especificações e normatizações. Hoje, com o crescimento da internet, as expectativas e exigências dos consumidores elevaram-se consideravelmente. O conceito de qualidade, portanto, passou a ter uma profundidade superior: não basta vender o produto, é preciso pensar na comodidade durante a jornada de compra, investir em personalização e garantir experiências positivas. Tudo isso exigiu que, dentro das empresas, os líderes e gestores alinhassem o discurso com as práticas diárias e incluíssem toda a equipe nesse alinhamento.

Portanto, a cultura da qualidade nada mais é que um conjunto de normas, valores e condutas que representam a qualidade como parte intrínseca das estratégias e práticas do processo de desenvolvimento. A mentalidade da empresa referente à Qualidade engloba a todos, desde o próprio programador, a equipe de Quality Assurance (QA), a equipe de vendas, suporte etc; ou seja, garantir a qualidade do produto e excelência na experiência do cliente não é tarefa de apenas um dia, mas de todos.

E como colocar tudo isso em prática?

Não é possível criar uma cultura da qualidade sem gestores e líderes eficientes e engajados nesse sentido. Os membros e profissionais de uma empresa só entendem o quão importantes são algumas condutas se elas forem constantemente praticadas por seus líderes.

Se esta premissa não está solidificada na sua empresa, é necessário um processo de mudança na mentalidade/filosofia. É preciso corrigir pontos como fluxo de trabalho, processo produtivo e as ferramentas utilizadas. Mas, como você pode imaginar, esse não será um processo rápido e revolucionário: trata-se de uma evolução diária.

Como primeiro passo essencial e indispensável, a equipe deve ser integrada com prioridade neste processo de mudanças, para que todos estejam engajados, e não apenas a liderança. E é importante observar os feedbacks recebidos antes de prosseguir.

Nesta etapa inicial, a empresa terá que investir em educação para seus colaboradores. Ou seja, ela deverá conquistá-los para que eles se entendam como responsáveis pela qualidade. Depois, a empresa poderá investir em ferramentas que estarão alinhadas com a cultura que a empresa quer implantar. Essa é a evolução natural do processo de investimento em qualidade de software, uma vez que se investe em ferramentas apenas após se investir em pessoas (que são a força motriz dessa transformação).

Sua empresa terá uma cultura da qualidade forte quando puder dizer que, em sua equipe, todos os membros pensam em prol de disponibilizar ao usuário a melhor versão de seu produto, independente de seus cargos.

As estratégias, ferramentas e testes que mensuram e potencializam a qualidade de um produto ou serviço não devem ser consideradas como um gasto e sim como investimentos que precisam estar presentes em todas as etapas do processo.

Vantagens de estabelecer a Cultura da Qualidade

Aumento de produtividade: Se existe uma preocupação com a qualidade de maneira profunda e enraizada, toda a equipe trabalhará para atingir os melhores resultados com os recursos disponíveis, e assim evitar o retrabalho e a correção sistemática de erros e bugs;

Melhores experiências para o cliente: Clientes mais exigentes demandam uma melhora contínua na qualidade. Se a qualidade faz parte da cultura da empresa, a experiência e os resultados serão positivos;

Equipe alinhada e colaborativa: É natural e saudável que a equipe sugira inovações e alterações. Mas quando há uma Cultura da Qualidade, os objetivos estarão sempre mais alinhados, assim como a ideia de desenvolvimento de soluções;

Valor agregado: Existem inúmeros produtos similares aos da sua empresa. Ter um processo focado, que preza pela qualidade da entrega desde o começo do ciclo de desenvolvimento, realiza testes preventivamente e ratifica a eficiência do que está produzindo trará maior valor para o produto final.

*Por Bruno Abreu, CEO e cofundador da Sofist, empresa especializada em redução e prevenção de problemas em produtos digitais por meio de testes profissionais de software

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