Como as tecnologias IoT e M2M estão presentes em nosso dia a dia

Tecnologias como Internet das Coisas e Machine-to-Machine já são realidade no dia a dia das pessoas.

Author Photo
10:52 am - 24 de fevereiro de 2020
Math Ads Internet of things - IOT via communication network service on mobile apps and smartphone and tablet technology for people in digital 4.0 lifestyle

Ana Paula trabalha como professora em uma universidade e trabalhou duro para juntar dinheiro e comprar seu primeiro carro usado, um sonho antigo. Por ter acabado de tirar a habilitação e morar em um bairro um pouco distante, as seguradoras tradicionais dizem que ela “não tem perfil”.

Hoje ela se sente mais confortável em andar pela cidade em seu carro seguro com rastreador, oferecido por uma empresa israelense de tecnologia. Por meio da conectividade móvel e do rastreamento por GPS, a empresa entende o seu perfil de direção e oferece um seguro mais em conta com seu padrão de consumo, além de possibilitar a localização do veículo em caso de roubo ou furto. Assim, ela se movimenta com tranquilidade para dar suas aulas.

João Pedro estuda engenharia de computação e prefere se movimentar pela cidade de metrô. Mas quando está com pressa, utiliza os patinetes espalhados pela cidade para chegar mais rápido na faculdade. Usando seu smartphone, ele localiza o patinete mais próximo através do GPS e desbloqueia iniciando a jornada até seu destino. Chegando lá, ele estaciona o patinete e, já correndo para a sala de aula, finaliza a corrida em seu smartphone que envia um comando pela internet móvel até o patinete, bloqueando o veículo para o próximo usuário.

Isabela estuda agronomia na mesma universidade. Hoje ela está tendo uma aula sobre a tecnologia pode ajudar auxiliar na agricultura de precisão. Ouviu com curiosidade a professora Ana Paula lhe contar que, numa fazenda de café na região de Campinas, uma armadilha de pragas conectada avisou que uma infestação estava para começar, antes de qualquer perda se alastrar pela lavoura. Um produtor de laranja em Brotas tem cavaletes de irrigação inteligentes, que molham só onde a terra está seca. Ela nunca imaginou que sua formação e a de João Pedro estivessem tão próximas.

Isabela é casada com Claudio. E ambos estão felizes esta semana com a mudança para um novo apartamento, os móveis chegaram e os eletrodomésticos foram instalados. No sábado, Claudio tenta ligar o fogão, mas não consegue. Entra em contato com a companhia de gás que indica que ele deverá criar um novo cadastro para este apartamento.

“Deve demorar alguns dias até que o gás seja religado”, pensa ele. Para sua surpresa, a atendente lhe faz algumas perguntas sobre seus dados pessoais e comanda imediatamente via central de controle que o medidor libere o fluxo de gás em segurança, sem intervenção humana, permitindo que Claudio e sua esposa possam preparar o primeiro almoço em seu novo lar.

“Como puder esquecer!” disse Claudio. Ele abre o aplicativo de entregas e solicita com urgência uma garrafa de cabernet sauvignon para o novo endereço. A campainha toca e o entregador sobe lhe entregando o vinho assim que o prato sai do forno. O entregador retira do bolso uma pequena máquina de pagamento de cartão de crédito, que se conecta por internet móvel ao banco e conclui o pagamento da transação em poucos segundos. “Tim-tim, era o que faltava para comemorarmos essa nova fase”, disseram juntos.

Durante um dia, as tecnologias de M2M e IoT auxiliaram a várias pessoas a transformar sua rotina para melhor, permitindo o rastreamento e segurança de automóveis, a mobilidade através de bicicletas e patinetes, o aumento de produtividade na agricultura, a automação de leitura e religamento de serviços de eletricidade e o pagamento de bens e serviços em qualquer lugar.

São pequenos exemplos de como M2M e IoT unem o mundo físico ao digital, conectando itens e objetos usados no nosso cotidiano à uma única rede mundial, transformando a tecnologia em algo invisível, mas que nos empodera como indivíduos.

*Carlos Campos é Head of Sales and Business Development na ARQIA | M2M & IoT Solutions

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.