Embraer anuncia adesão a fundo da United Airlines para combustível sustentável

Sustainable Flight Fund foi criado em 2023. São US$ 200 mi para investimento em startups especialistas em combustível sustentável (SAF)

Author Photo
10:55 am - 15 de fevereiro de 2024
SAF, embraer, combustível sustentável Técnico da Embraer com amostra de combustível de aviação sustentável (SAF). Foto: Divulgação, Embraer

A fabricante brasileira de aviões Embraer anunciou na quarta (14) que aderiu ao Sustainable Flight Fund, fundo da americana United Airlines Ventures (UAV) criado para estimular o uso de combustível de aviação sustentável (SAF). O dinheiro é investido em startups inovadoras que atuem nesse campo.

O SFF foi lançado em fevereiro de 2023 e agora com 22 parceiros de diversos setores da indústria. São mais de US$ 200 milhões comprometidos no investimento em startups voltadas ao processo de descarbonização do transporte aéreo.

Leia também: Projeto Água Tica da Intel restaura mais de 46 milhões de água por ano na Costa Rica

Segundo Leonardo Garnica, líder de inovação corporativa da Embraer, a entrada da empresa brasileira “está alinhada ao nosso compromisso de desenvolver e apoiar soluções inovadoras e sustentáveis que atendam à crescente necessidade de energia limpa para a aviação”. O executivo diz que a colaboração vai acelerar a produção de SAF em larga escala “à medida que a indústria da aviação avança na meta de ter emissões líquidas zero até 2050”.

Metas da Embraer

Em comunicado, a Embraer diz que o uso de SAF é chave para atingir metas de sustentabilidade do setor de aviação, e que fontes de energia renováveis podem diminuir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) em até 80%, na comparação com o combustível de aviação tradicional. A Embraer quer alcançar operações neutras em carbono até 2040.

A empresa já realizou testes bem-sucedidos de voo com SAF puro e “continua a explorar novas maneiras de reduzir seu impacto ambiental por meio de parcerias estratégicas, inovação, pesquisa e desenvolvimento em sistemas alternativos de propulsão com emissão zero”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.