Projeto Água Tica da Intel restaura mais de 46 milhões de água por ano na Costa Rica

Iniciativa beneficia não só fábrica da empresa no país, como também a população

Author Photo
8:56 am - 07 de fevereiro de 2024
Sede do Projeto Água Tica na Costa Rica Sede do Projeto Água Tica na Costa Rica

Produzir chips que aceleram negócios não é a única preocupação da Intel. A empresa também está comprometida com questões de sustentabilidade. O projeto Água Tica, em execução na Costa Rica*, é um exemplo tangível desse compromisso, impactando não apenas a fábrica local da empresa, mas também beneficiando a comunidade em larga escala.

De 2012 a 2022, a Intel conservou 68 milhões de quilowatts-hora de energia na Costa Rica, destacando seu esforço contínuo para minimizar o impacto ambiental de suas operações. Além disso, a reciclagem de 90% da água utilizada e a eficiência de 99% no tratamento de águas residuais, de 1997 a 2023, solidificam o compromisso da empresa com práticas sustentáveis. A Intel também registrou 0% de resíduos perigosos enviados para aterros sanitários de 1997 a 2023 e investiu US$ 6 milhões em projetos ambientais em 2022.

Na Bacia do Rio Virilla, no Vale Central da Costa Rica, o “Água Tica Forest Protection” foi iniciado em 2020 em parceria com a Fundecor, e restaura 46 milhões de litros de água por ano. A iniciativa utiliza esquemas inovadores de proteção florestal, compensando os proprietários de terras pelos serviços ambientais prestados por suas propriedades. A estratégia inclui práticas como regeneração natural e assistida, agricultura sustentável, educação ambiental, sistemas agroflorestais e reflorestamento.

Projeto Água Tica na Costa Rica

Bacia do Rio Virilla, no Vale Central da Costa Rica

Seu objetivo é melhorar a qualidade e a quantidade de acesso à água para os habitantes da grande área metropolitana, por meio de investimentos em infraestrutura verde. Este modelo inovador incentiva os proprietários de terras a preservar suas florestas, desencorajando a conversão para condições mais degradadas.

Além da operação da Intel na Costa Rica, Estados Unidos e Índia também alcançaram oficialmente um balanço positivo no uso de água. Nestes locais, a empresa não apenas restaura a quantidade de água que consome, como também desenvolve mais água doce do que recebe.

*A jornalista viajou a convite da Intel

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.