Com vendas fortes, Michael Dell reforça aposta em PCs

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10:12 am - 06 de novembro de 2014

Nos dias atuais ampliar as vendas globais de PCs em 10% e, apenas no maduro mercado norte-americano em 20%, é motivo de surpresa e comemoração, e a Dell atingiu tal feito no terceiro trimestre deste ano, desbancando fortes concorrentes como Apple, HP e Lenovo. O crescimento nos EUA foi muito superior ao da indústria de forma geral, que registrou avanço de 4,3% de acordo com dados da IDC, divulgados pelo presidente da Dell, Michael Dell, durante o evento da empresa para parceiros e clientes em Austin (EUA). “Crescemos três vezes mais que a HP e dez vezes mais que a Lenovo (nos EUA). Sem a Dell, o 4,3% vira 0,2%”, comemorou o CEO.

A defesa de Dell ao mundo PC não é de hoje. Há mais ou menos dois anos, quando o discurso em torno da morte do PC estava muito forte por conta do advento dos tablets, em um evento da VMware, ao participar de um painel de CEOs, ele já havia falado sobre a sustentabilidade do negócios e das possibilidades futuras em prol da produtividade e de tendências que viriam a se consolidar. “Acreditamos que o PC se tornará cada vez mais estratégico, funcionando como um hub da internet das coisas, na distribuição de poder computacional em todas as partes”, refletiu, ao lembrar que todos os anos são vendidos 350 milhões equipamentos no mundo.

Para o CEO, conectar – um dos pilares da companhia juntamente com informar, transformar e proteger – é algo imperativo e vai muito além de smartphones e sensores diversos, envolvendo também os milhões de computadores mundo afora. “Quando nos tornamos privados, optamos por investir em nossa área de PCs porque entendemos a importância dela, estamos comprometidos e liderando, e vejam só, tudo está funcionando, nossos embarques cresceram”, comemorou, ao falar para milhares de pessoas que assistiam à sua apresentação que marcava a abertura oficial do Dell World, em Austin (EUA).

Os números positivos das vendas de laptops e desktops global e nos Estados Unidos também refletem no Brasil. Luis Gonçalves, presidente da Dell no Brasil, afirmou que no segundo trimestre desse ano a companhia chegou a dobrar a participação no mercado brasileiro de PCs. Na comparação com o mesmo período de 2013, a fabricante saiu de 6% para 12,2% de share. “Crescemos num mercado que declinou e avançamos tanto em corporativo, onde já tínhamos liderança, como residencial. Mas o consumo alavancou muito rápido, até pouco tempo não tínhamos varejo e agora isso virou carro chefe para consumidor final. Além disso, passamos a explorar mercados regionais onde não estávamos e com produtos intermediários e topo de linha, competindo diretamente com Sony e HP.”

A aposta da Dell em PCs passa ainda pelo ChromeBox, monitores com tecnologias 4K e 5K e outro de tela curva. A linha de Chromebooks tende a ganhar novos modelos, mas ainda precisa de um esforço para alavancar, já que suas boas vendas estão concentradas no setor educacional e alguns órgãos governamentais nos Estados Unidos. “Nosso crescimento mostra que nossa estratégia está acertada, não precisamos fazer o mesmo que a HP anunciou. Se queremos uma solução end to end, temos que continuar como estamos e eu acredito nisso”, afirmou Jeff Clarke, presidente da divisão de Client Solutions da Dell.

O IT Forum 365 viajou a Austin a convite da Dell

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