Com promessa ESG, Salesforce anuncia entrada em NFTs

NFT Cloud foi anunciado durante o Connections, em Chicago, com promessa de mais sustentabilidade e confiança no comércio de ativos digitais

Author Photo
11:44 am - 09 de junho de 2022
NFT, VR, metaverso, RV Imagem: Shutterstock

A especialista em CRM Salesforce anunciou essa semana, durante seu evento global Connections, a entrada no mundo dos tokens não-fungíveis, ou NFTs. A plataforma – chamada NFT Cloud – tem como grande objetivo dar aos clientes a possiblidade de explorar esse tipo de ativo digital.

A promessa da companhia americana é que a plataforma ofereça maior segurança na comercialização e redução do impacto de carbono decorrente (afinal, os NFTs dependem de redes de blockchain, grandes consumidoras de recursos computacionais e, portanto, de energia elétrica).

Segundo Adam Caplan, vice-presidente sênior de tecnologias emergentes da Salesforce, o objetivo é alcançar clientes – particularmente seus departamentos de marketing e inovação – que estudam nesse momento sua entrada no metaverso, ou web3. Também tornar esse tipo de solução mais acessível.

Leia mais: 6 coisas que os CIOs devem saber sobre NFTs

“Quando olhamos para a necessidade de engajar nossos consumidores, vemos os NFTs e a comunidade no entorno dela com grande potencial”, disse o executivo, em coletiva de imprensa. “Estamos aprendendo enquanto fazemos, claro, mas há uma grande oportunidade.”

Esse aprendizado citado por Caplan explica-se em parte porque a NFT Cloud ainda é um piloto. A disponibilidade global ainda será divulgada, mas pode ocorrer em outubro próximo.

Segundo o executivo, segmentos como varejo, mídia, moda, telecom e bens de consumo encontram boa parte dos clientes potenciais.

NFT sustentável?

Para alcançar objetivos ESG, a Salesforce diz que todo o desenvolvimento da plataforma de comércio de NFTs é guiado por princípios de segurança, sustentabilidade e igualdade. Ela deverá calcular automaticamente emissões de carbono e opções de diferentes blockchains empregados, permitindo que os usuários compensem emissões inclusive com compra de créditos de carbono.

Segundo a Salesforce, a NFT Cloud não utilizará redes de blockchain que gastam energia em excesso, e promete 99% menos emissões – embora não estabeleça que comparação está sendo feita para alcançar essa porcentagem tão elevada.

Além disso, a empresa diz que serão usados templates de contratos inteligentes (smart contracts), além de um marketplace controlado pelas próprias marcas envolvidas. Ferramentas de proteção contra fraude também serão utilizadas.

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.