Em um setor de cobranças disruptivo, evolução é palavra de ordem

Caminho para a escalabilidade dos serviços financeiros passa, obrigatoriamente, por operações de faturamento e cobrança automatizadas e orientadas

Author Photo
8:16 am - 07 de junho de 2023
real, dinheiro, real digital, Drex Imagem: Shutterstock

Nos últimos anos, o setor de cobranças tem passado por uma profunda transformação. A automatização da área de faturamento e cobranças vem ganhando espaço em empresas de variados segmentos e tamanhos, impulsionada pela necessidade de otimizar processos e reduzir custos. O surgimento das fintechs e de novos modelos de operação vem alterando a dinâmica do mercado, criando oportunidades e desafios para as empresas mais tradicionais.

Segundo um relatório da consultoria Future Market Insights, a expectativa é de que o mercado global de softwares de cobranças seja avaliado em até U$ 9.8 bilhões até 2032. Diversos elementos estão impulsionando a participação de mercado dos softwares de cobranças. Entre esses fatores, destaca-se a imperiosa necessidade de gerenciar e automatizar de forma abrangente todos os processos relacionados à cobrança e recuperação de dívidas.

Além disso, observa-se um crescimento expressivo da demanda por soluções que auxiliem na redução de dívidas em aberto e na otimização do fluxo de caixa, ao mesmo tempo em que proporcionam uma abordagem mais eficiente no controle de custos relacionados à cobrança.

Nesse contexto, é fundamental contar com uma plataforma projetada para evoluir, capaz de oferecer uma jornada de dados orientada à escalabilidade. Dados recentes mostram que a adoção de soluções automatizadas na área de faturamento e cobranças pode trazer diversos benefícios, como redução de erros, economia de tempo e recursos, melhoria na experiência do cliente e ao final, maior eficiência nos processos de arrecadação e cobrança. E em um setor cada vez mais competitivo, a capacidade de otimizar a gestão das comunicações financeiras e as réguas de relacionamento, são fatores distintivos que podem impulsionar significativamente os resultados do negócio.

Personalização omnichannel: uma abordagem estratégica para gerar valor

A personalização se tornou uma necessidade imperativa em todos os setores, e os serviços financeiros não são exceção. Para se destacar, as instituições precisam abandonar tecnologias ultrapassadas e quebrar barreiras organizacionais nos processos de faturamento e cobranças, integrando dados e diversos canais de contato com o cliente final. Ademais, a aplicação de técnicas de machine learning pode aumentar significativamente a eficiência do processo. Ao avançar passo a passo, as empresas serão generosamente recompensadas com uma vantagem competitiva neste mercado em constante evolução.

Para se adaptar às demandas dos consumidores cada vez mais exigentes, as empresas devem adotar estratégias omnichannel que combinem a personalização com a integração perfeita de canais de comunicação financeira. Isso significa ir além de simplesmente coletar dados sobre os clientes, mas também utilizar essas informações de maneira inteligente para fornecer experiências personalizadas e consistentes em todos os pontos de contato. Ao conectar os pontos, as instituições podem oferecer uma jornada fluida ao cliente, permitindo que ele inicie uma interação em um canal e a conclua em outro, sem perder a personalização e o contexto.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

A aplicação de técnicas avançadas de machine learning permite uma análise profunda dos dados coletados, e, a partir disso, identificar padrões, preferências e necessidades individuais dos clientes. Dessa forma, as organizações podem antecipar as necessidades dos usuários e fornecer soluções relevantes e personalizadas em tempo real no processo de faturamento e cobrança. A combinação da personalização com as estratégias omnichannel não apenas fortalece a lealdade do cliente, o fidelizando, mas também gera uma vantagem competitiva significativa no mercado.

Diante dessas tendências e desafios, é fundamental que as empresas contem com uma plataforma de comunicação financeira projetada para evoluir. Uma plataforma que ofereça uma jornada de dados orientada à escalabilidade, capaz de integrar-se a diferentes sistemas e lidar com grandes volumes de dados, pode fazer a diferença no contexto atual de disrupção e transformação do mercado.

Uma plataforma robusta e flexível, capaz de lidar com a escalabilidade e de se integrar harmoniosamente a diferentes sistemas, é essencial para enfrentar as demandas de um mercado em constante evolução, garantindo eficiência operacional, agilidade na gestão dos processos e uma experiência personalizada aos clientes. Portanto, ao abraçar a evolução e investir em tecnologias avançadas, as empresas estarão preparadas para superar os desafios e se destacar em um setor de cobranças disruptivo, colocando a personalização e os canais digitais como pilares estratégicos de seu sucesso.

*Danilo Pecorari é CEO da :hiperstream

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.