Cnova aposta em armários inteligentes para retirada de produtos

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11:41 am - 29 de janeiro de 2015

Com mais de 12,9 milhões de usuários ativos e 12 milhões de produtos, a
Cnova, dona dos portais Extra.com.br, Pontofrio.com e Casasbahia.com.br, aposta
na multicanalidade para conquistar diferencial no varejo, segmento marcado pela
alta competitividade. Passo recente dessa estratégia foi o projeto Lockers, ou
armários inteligentes, que servem de estação transitória de entrega de
produtos. Assim, depois de registrar uma compra, em vez de a empresa mandar o
pedido para o endereço do cliente, ele é direcionado para o Locker escolhido
pelo usuário no site.

“Queríamos
criar alternativas além da retirada em loja para permitir que o cliente tenha
outros pontos de contato com as marcas do grupo”, explica Regis Borghi, CIO da
Cnova (ex-Nova Pontocom). Além disso, do ponto de vista de negócios, a retirada
física, prossegue, viabiliza o fluxo de clientes para outros locais comerciais
do grupo.

O executivo
lembra que os Lockers são bastante comuns nos Estados Unidos, mas no Brasil são
inéditos e, por isso, a iniciativa é considerada diferenciada. Inovação, aliás,
é um tema forte na Cnova. O grupo conta com um escritório interno de projetos
que começou na TI, cresceu e tornou-se corporativo. “Temos um mecanismo na
intranet que qualquer pessoa pode sugerir uma ideia. Mesmo que os projetos não
tenham um retorno financeiro definido, 100% deles são desenvolvidos, pois
valorizamos a inovação”, comenta.

O projeto
Lockers, que rendeu à Cnova o terceiro lugar no ranking geral de As 100+
Inovadoras no Uso de TI e o título de campeã na categoria Comércio Atacadista e
Varejista, teve início em 2013 e no ano passado testes práticos foram
realizados em lojas do Extra, em São Paulo. A ideia, diz Borghi, é fortalecer a
iniciativa em 2015.

Para viabilizar
o projeto, o CIO conta que foram necessárias integrações entre diversos
sistemas, incluindo fiscal, com o armário, que possui recursos tecnológicos
embarcados. “Ao efetuar a compra na web, o cliente escolhe o Locker mais
próximo e então geramos uma senha para que ele faça a retirada no local de
preferência. Quando o produto está disponível, o consumidor recebe um SMS e um
e-mail. Para retirar, basta inserir a senha no teclado no armário”, detalha. A
baixa do produto é feita automaticamente e informações sobre espaços livres no
armário são enviadas para a empresa.

Durante o processo de planejamento e implantação do projeto, o executivo
relata que os principais desafios foram o desenvolvimento do fluxo de
informação entre o Locker automatizado e os sistemas da Cnova e as necessidades
de regime especial com a Secretaria da Fazenda para permitir a circulação da
mercadoria e a armazenagem no Locker.

Borghi cita entre os principais benefícios a comodidade para o cliente,
que ganha uma nova opção de entrega. “Além disso, o frete é sempre grátis, pois
a Cnova pode consolidar uma carga até o Locker, otimizando a rota e os custos
logísticos.”

O CIO comenta que o projeto contribuiu para fortalecer o conceito de
omni-channel na Cnova, que possibilita uma visão única do cliente e oferece a
ele diversas formas de contato com as marcas do grupo.

Os Lockers, já
caíram nas graças nos Estados Unidos e Borghi afirma que em solo nacional a
ideia foi bem aceita, embora não revele números. Tanto que a Cnova já pensa em
outras formas de uso do armário inteligente, como no apoio a lançamentos.
“Podemos lançar um produto e enviá-lo para o Locker, assim como uma pré-venda.
Então, o cliente entra no site e já o encontra com o status de pronta entrega”,
exemplifica.

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