Chip para passaporte produzido no Brasil recebe certificação

Author Photo
8:11 am - 24 de janeiro de 2017

Empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Ceitec comemora a conquista da certificação internacional de segurança “Common Criteria” para seu chip de passaporte CTC21001. Com a validação, a tecnologia pode ser comercializada e, com isso, inserida na capa do passaporte eletrônico brasileiro.

O CTC21001 é composto por um microprocessador em que são gravadas as informações do viajante, além de um software embarcado, que provê as funcionalidades do e-passaporte. Com o produto, o país terá mais controle dos processos de produção e vida útil do dispositivo, assim como da segurança da informação de cada cidadão brasileiro.

Com sede em Porto Alegre (RS), a  Ceitec qatua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smart cards) e para aplicações específicas (ASICs).

Certificação
O “Common Criteria” é um padrão internacional (ISO/IEC 15408) para segurança de computadores, voltado para a segurança lógica das aplicações e para o desenvolvimento de aplicações seguras.

A certificação depende de uma avaliação rigorosa da adequação dos mecanismos de proteção contra ataques. Para receber a aprovação internacional do produto, a Ceitec investiu em segurança da informação, infraestrutura, equipamentos e softwares, além de capacitar funcionários envolvidos.

Tanto o produto quanto os processos produtivos foram inspecionados e testados pelo laboratório de avaliação Brightsight, sediado na Holanda, e, com base nas conclusões, a autoridade certificadora norueguesa Sertit, emitiu o certificado.

*Com informações do MCTIC

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.