Inscreva-se na nossa newsletter

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄
*Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade
Chevron previne acidentes de trabalho em área de risco com IoT
Dispositivo wearable monitora em tempo real segurança de funcionários remotos. Tecnologia poderá ser replicada globalmente pela companhia
Por Edileuza Soares, especial para o IT Forum 365
A internet das coisas (IoT) vai ajudar a Chevron Brasil na prevenção de acidentes dos funcionários em áreas de riscos. Um dispositivo wearable ou acessório vestível está sendo desenvolvido para monitorar em tempo real a segurança dos trabalhadores remotos que precisam de proteção redobrada. Se comprovar a sua eficácia, a inovação poderá ser replicada globalmente pela companhia petrolífera, que emprega mais de 60 mil pessoas ao redor do mundo.
Chamada de “dispositivo pessoal de prevenção de riscos”, a tecnologia proposta pela Chevron Brasil foi eleita em concurso mundial entre dez ideias de inovação para ser colocada em prática com apoio financeiro da matriz. Trata-se de um dispositivo móvel desenvolvido no País em parceria com a startup IDK para fazer parte dos equipamentos de proteção individual dos funcionários, podendo ser preso no macacão, capacete ou utilizado como um bracelete.
A solução conta com sensores de acelerômetro, giroscópio, localização, Identificação de gás tóxicos e medição da frequência cardíaca do trabalhador. O sistema dispara alarme em caso de queda do funcionário para que socorro seja feito imediatamente. A inovação se apoia em ferramentas de big data e data science para coleta de dados em tempo real, permitindo análise sobre os perigos envolvendo os colaboradores e norteia a tomada de decisão.
Menos acidente de trabalho
Marcelo Ferraz, gerente de TI da Chevron Brasil, enxerga potenciais são imensos com a adoção dessa tecnologia. A empresas foi vencedora do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia em parceria com a PwC, na categoria Indústria química, petroquímica, óleo e gás. Ele informa que o risco de acidente fatal no setor de óleo e gás é seis maior do que a média de outras indústrias. O executivo afirma que a companhia está preocupada com o bem-estar de seus colaboradores e acredita na ferramenta para dar respostas mais rápidas.
As atividades em plataformas offshore, refinarias e fábricas, segundo o gerente de TI, exigem que os trabalhadores se desloquem para diversas áreas, muitas delas externas, restritas e até proibidas. Atualmente, a Chevron não tem uma monitoração em tempo real que mostre a localização de cada colaborador. Caso o funcionário sinta mal-estar, tenha ataque cardíaco e queda, a equipe de segurança no trabalho poderá levar alguns minutos para ser avisada e prestar o socorro adequado.
Ferraz argumenta que o dispositivo wearable vai também orientar os trabalhadores em caso de incidente como incêndio ou vazamento de gás tóxicos. Ele acredita que a tecnologia poderá ajudar na operação de evacuação da área com mais segurança e sucesso. Atualmente, está em fase de validação e a previsão de Ferraz é de que esteja pronta até o final do ano.
Transformação digital com inovação
Para o executivo de TI, a inovação é um dos pilares fundamentais de transformação digital na Chevron. Na sua opinião, é algo que vai além de tecnologia, mas que capacita os empregados a fazer melhor seus trabalhos e a tomar decisões mais rápidas, apoiados por novas ferramentas.
O executivo ressalta que a empresa vem realizando investimentos pesados para acelerar a transformação digital em todas as suas áreas de negócios no mundo. Esses recursos incluem a implementação de estratégias digitais em toda a empresa, incluindo nuvem, plataformas, integração, segurança, agilidade e transparência de dados. Há também incentivos para que todos na companhia possam colaborar com ideias de inovação como é o caso do concurso interno mundial realizado semestralmente.
Finalistas do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Indústria química, petroquímica, óleo e gás
1º Chevron – Marcelo Ferraz, gerente de TI
2º Cenibra – Ronaldo Ribeiro, Gerente de TI Telecom
3º Braskem – Renato Blanco, CIO