Chevron previne acidentes de trabalho em área de risco com IoT

Dispositivo wearable monitora em tempo real segurança de funcionários remotos. Tecnologia poderá ser replicada globalmente pela companhia

Author Photo
1:53 pm - 16 de outubro de 2019

A internet das coisas (IoT) vai ajudar a Chevron Brasil na prevenção de acidentes dos funcionários em áreas de riscos. Um dispositivo wearable ou acessório vestível está sendo desenvolvido para monitorar em tempo real a segurança dos trabalhadores remotos que precisam de proteção redobrada. Se comprovar a sua eficácia, a inovação poderá ser replicada globalmente pela companhia petrolífera, que emprega mais de 60 mil pessoas ao redor do mundo.

Chamada de “dispositivo pessoal de prevenção de riscos”, a tecnologia proposta pela Chevron Brasil foi eleita em concurso mundial entre dez ideias de inovação para ser colocada em prática com apoio financeiro da matriz. Trata-se de um dispositivo móvel desenvolvido no País em parceria com a startup IDK para fazer parte dos equipamentos de proteção individual dos funcionários, podendo ser preso no macacão, capacete ou utilizado como um bracelete.

A solução conta com sensores de acelerômetro, giroscópio, localização, Identificação de gás tóxicos e medição da frequência cardíaca do trabalhador. O sistema dispara alarme em caso de queda do funcionário para que socorro seja feito imediatamente. A inovação se apoia em ferramentas de big data e data science para coleta de dados em tempo real, permitindo análise sobre os perigos envolvendo os colaboradores e norteia a tomada de decisão.

Menos acidente de trabalho

Marcelo Ferraz, gerente de TI da Chevron Brasil, enxerga potenciais são imensos com a adoção dessa tecnologia. A empresas foi vencedora do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia em parceria com a PwC, na categoria Indústria química, petroquímica, óleo e gás. Ele informa que o risco de acidente fatal no setor de óleo e gás é seis maior do que a média de outras indústrias. O executivo afirma que a companhia está preocupada com o bem-estar de seus colaboradores e acredita na ferramenta para dar respostas mais rápidas.

As atividades em plataformas offshore, refinarias e fábricas, segundo o gerente de TI, exigem que os trabalhadores se desloquem para diversas áreas, muitas delas externas, restritas e até proibidas. Atualmente, a Chevron não tem uma monitoração em tempo real que mostre a localização de cada colaborador. Caso o funcionário sinta mal-estar, tenha ataque cardíaco e queda, a equipe de segurança no trabalho poderá levar alguns minutos para ser avisada e prestar o socorro adequado.

Ferraz argumenta que o dispositivo wearable vai também orientar os trabalhadores em caso de incidente como incêndio ou vazamento de gás tóxicos. Ele acredita que a tecnologia poderá ajudar na operação de evacuação da área com mais segurança e sucesso. Atualmente, está em fase de validação e a previsão de Ferraz é de que esteja pronta até o final do ano.

Transformação digital com inovação

Para o executivo de TI, a inovação é um dos pilares fundamentais de transformação digital na Chevron. Na sua opinião, é algo que vai além de tecnologia, mas que capacita os empregados a fazer melhor seus trabalhos e a tomar decisões mais rápidas, apoiados por novas ferramentas.

O executivo ressalta que a empresa vem realizando investimentos pesados para acelerar a transformação digital em todas as suas áreas de negócios no mundo. Esses recursos incluem a implementação de estratégias digitais em toda a empresa, incluindo nuvem, plataformas, integração, segurança, agilidade e transparência de dados. Há também incentivos para que todos na companhia possam colaborar com ideias de inovação como é o caso do concurso interno mundial realizado semestralmente.

Finalistas do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria Indústria química, petroquímica, óleo e gás

1º Chevron – Marcelo Ferraz, gerente de TI

2º Cenibra – Ronaldo Ribeiro, Gerente de TI Telecom

3º Braskem – Renato Blanco, CIO

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.