CES 2024: 5 anúncios de IA que marcaram o evento
Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, CES 2024 foi palco de novos produtos e serviços envolvendo inteligência artificial
A CES 2024, uma das principais feiras de tecnologia do mundo, chega ao fim nesta sexta-feira (12) após uma semana intensa de anúncios e revelações de novos produtos e serviços em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Não é nenhuma surpresa, é claro, que a inteligência artificial foi um dos temas centrais do evento. Especialmente junto ao segmento automotivo, uma série de novas soluções que utilizam IA para aprimorar a experiência dos usuários foram anunciadas. O IT Forum compilou cinco dos principais anúncios da CES 2024 que tiveram a IA como protagonista. Veja abaixo:
Intel
A Intel já anunciou sua ambição de levar a inteligência artificial (IA) para todos os lugares. Na CES 2024, a empresa deu mais contornos para o plano com anúncios importantes na área. O principal deles é um novo chip focado em IA para o setor automotivo – ou, nas palavras da companhia, a primeira geração de um system-on-a-chip (SOC) veicular definido por software e aprimorado por IA.
A Zeekr, subsidiária de veículos elétricos da companhia chinesa Geely, será a primeira a utilizar o chip. Segundo Jack Weast, vice-presidente e gerente geral da Intel Automotive, o objetivo do chip é trazer capacidades de IA para PCs aos automóveis. Até o final deste ano, o primeiro desta família de SOCs definidos por IA será lançado.
Samsung
A Samsung também delineou sua visão de “IA para todos” durante o evento. Segundo Jong-Hee Han, vice-presidente, CEO e chefe da divisão Device eXperience (DX) da Samsung, a IA permitirá que tecnologias conectadas melhorem o dia a dia das pessoas, permanecendo sempre “em segundo plano”, de forma não intrusiva.
Na prática, essa visão se aplica em produtos como o televisor Samsung Neo QLED 8K QN900D, que integra o NQ8 AI Gen 3, processador que usa IA para aprimorar automaticamente o conteúdo de baixa resolução. A empresa também demonstrou uma versão atualizada do Ballie, o robô móvel de IA apresentado pela primeira vez na CES 2020. Ballie agora evoluiu para se tornar um companheiro de IA, capaz de interagir com outros dispositivos inteligentes a fim de fornecer serviços personalizados.
Leia também: Uso de apps de IA aumenta 400% entre as empresas e chama a atenção de cibercriminosos
Mercedes-Benz
A montadora Mercedes-Benz também apostou na inteligência artificial ao revelar um novo assistente virtual capaz de “dialogar” com os motoristas. O assistente interage com o motorista para ajudar com dúvidas e sugestões, e promete um maior nível de precisão através da IA.
O assistente, por exemplo, irá verificar recomendações por meio de dados na nuvem e relatos de clientes para saber quando determinada loja ou restaurante estão funcionando ou fechados, melhorando a plausibilidade de suas respostas.
Volkswagen
Pegando carona na popularidade do ChatGPT, a Volkswagen também anunciou os primeiros veículos integrados com um assistente de voz baseado na inteligência artificial da OpenAI. Através do assistente, motoristas poderão interagir com o veículo por voz durante suas viagens, incluindo opções para controlar o entretenimento de bordo e realizar perguntas comuns.
O sistema foi desenvolvido em parceria com a Cerence, empresa de software dos Estados Unidos. A empresa não revelou os primeiros países que terão a tecnologia em seus automóveis, mas afirmou que será a primeira fabricante de alto volume a oferecer o ChatGPT como item de série a partir do segundo trimestre deste ano.
Rabbit
No fronte dos gadgets curiosos que sempre povoam a CES, a companhia Rabbit revelou o R1. O dispositivo tem o objetivo de ser um assistente de inteligência artificial pessoal e complementar a experiência de smartphones.
O R1 se conecta com o celular do usuário e automatiza tarefas simples através de comandos de voz. É possível, por exemplo, pedir um táxi para sua localização ou pedir sugestões de restaurantes ao redor. Ao invés de utilizar múltiplos apps e abrir o celular, o usuário pode fazer tudo isso “conversando” com o R1 em linguagem natural. O dispositivo custará US$ 199.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!