Celulares básicos e PCs gamers são destaques no segundo trimestre

Estudos da IDC apontam que mercado de feature phones está aquecido com a chegada do KaiOS.

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3:43 pm - 20 de setembro de 2019
Número de pessoas que têm celular aumenta 147% em dez anos

O estudo IDC Brazil Mobile Tracker Q2/2019, correspondente aos meses de abril a junho, aponta que 852 mil feature phones foram vendidos, uma alta de 48%. Já os smartphones tiveram 12,1 milhões de unidades vendidas, registrando alta de 6,2%.

Renato Meireles, analista de Mobile Phones & Devices da IDC Brasil, diz que o impulso nos celulares mais simples seu deu por causa da chegada do KaiOS.

O sistema operacional traz aplicativos como WhatsApp e YouTube, por exemplo. O preço de celulares do tipo subiu 4%, custando em média R$ 132. A receita do Q2 no segmento foi de R$ 112,7 milhões, ou 39,3% a mais do que o mesmo período de 2018.

A entrada de novas fabricantes e modelos com novos recursos aumento o faturamento dos smartphones em 15,6%, em relação ao ano passado. Isto significa um faturamento de R$ 15,1 bilhões.

A previsão da IDC Brasil é que o mercado de feature phones tenha alta de 31,4% no terceiro trimestre. No caso dos smartphones é esperada uma queda de 1% devido ao alto estoque nos canais.

Meireles diz que as fabricantes deverão ofertar produtos com preços mais baixos (de julho a setembro), já que no segundo trimestre o preço médio subiu 8,9%. A média de preços para os smartphones é de R$ 1.252.

Para o ano todo, a IDC Brasil estima que 3,2 milhões de feature phones/celulares sejam vendidos. São esperados 45 milhões de smartphones vendidos, ou 1,3% a menos do que em 2018.

Mercado de computadores

De acordo com o IDC Brazil PCs Tracker Q2/2019, 1,448 milhão de computadores foram vendidos. A receita gerada no período foi de R$ 4,1 bilhões, ou 12% a mais em relação ao segundo trimestre de 2018.

No mercado corporativo, houve uma alta de 2% nas vendas no segundo trimestre. O número corresponde a 536 mil máquinas vendidas: 290 mil desktops e 245 mil notebooks. Para Wellington La Falce, analista de mercado da IDC Brasil, os setores bancário e de manufatura contribuíram bastante para esse movimento.

O crescimento no varejo foi de 0,5%, embora nos três primeiros meses do ano tenha sofrido queda de 8%. No Q2, foram vendidos 912 mil computadores: 141 mil desktops (aumento de 12%) e 771 mil notebooks (queda de 1%).

La Falce cita o mercado gamer como ajuda para crescimento das vendas. Falando de preços, os desktops ficaram 14% mais caros e os notebooks 8%. Respectivamente, isto representa um preço médio de R$ 2.150 e R$ 2.670.

“O dólar aumentou bastante e travou o consumo, que já vinha sendo prejudicado pelos preços altos desde o segundo semestre do ano passado”, diz La Falce.

A projeção para o segundo semestre é de crescimento de 6% no mercado de desktops, ou 350 mil máquinas vendidas a mais do que em 2018. Notebooks devem sofrer uma pequena retração, vendendo 15 mil máquinas a menos.

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