Capgemini: 5 tendências globais de tecnologia e inovação que vão dominar 2024

IA generativa deve alçar voos menores – o que não é ruim. Computação quântica, semicondutores, baterias e tecnologia espacial completam a lista

Author Photo
4:04 pm - 06 de fevereiro de 2024
Capgemini Brasil ESG Microsoft Imagem: Shutterstock

A consultoria global Capgemini anunciou recentemente o lançamento de um relatório, o mais completo elaborado pela empresa anualmente, sobre o mercado de tecnologia e inovação. Chamado de Technovision 2024, ele pode ser baixado nesse endereço e aponta tendências, evolução e aplicações de tecnologias emergentes que servirão de base para negócios e projetos em todas as áreas das companhias.

O relatório promete uma visão ampla do impacto das tecnologias emergentes nos negócios, na sociedade e no meio-ambiente, e se debruça sobre como IA, computação quântica e biologia sintética amplificam as capacidades humanas e trarão compreensão mais profunda das pessoas e propósitos organizacionais.

Leia também: IA está no topo do interesse dos brasileiros que querem se qualificar, indica estudo

As tendências são as seguintes:

IA generativa – pequeno é o novo grande

A consultoria ressalta a necessidade de desviar um pouco a atenção dos modelos de linguagem (LLMs, ou Large Language Models), que podem alucinar, para focar em modelos menores, mais especializados e mais eficientes. Os modelos em 2023, cada vez maiores e mais complexos, não são um caminho sustentável, diz a empresa.

A Capgemini diz que a IA vai continuar a crescer, mas agora com foco em atividades mais direcionadas, com processamento limitado e arquiteturas mais enxutas. A missão é tornar os modelos de IA computacionais mais eficientes, úteis e confiáveis.

Uma tecnologia mais econômica deve permitir que as organizações escalem a IA generativa para casos de uso mais rápidos e, ao mesmo tempo, obtenham mais valor de longo prazo da tecnologia.

Tecnologia quântica

Segundo a consultoria global, 2024 vai marcar a evolução da era teórica para a área prática da tecnologia quântica. Empresas, startups e institutos de pesquisa estão correndo para encontrar primeiras aplicações reais – as principais áreas incluem física da matéria condensada (engenharia e ciência dos materiais), química quântica (novas drogas e materiais), equações parciais diferenciais (para expressar fenômenos físicos e financeiros), pesquisa de logística e operações (problemas complexos de distribuição e logística) e métodos de Sampling e Monte Carlo (estatísticas de física e finanças, para previsões mais acuradas).

Segundo a empresa, será importante um reforço da cibersegurança nas companhias, porque os computadores quânticos podem quebrar sistemas crípticos existentes muito facilmente. Isso mudará os padrões de segurança da informação como conhecemos hoje.

Semicondutores

A transformação digital acelerada em todos os setores exigirá recursos mais poderosos de computação. Objetos conectados, de smartphones a veículos elétricos até data centers e telecomunicações.

Esses avanços serão refletidos em mudanças no ecossistema dos próprios semicondutores, com novas “gigafábricas”, regulamentações, modelos de negócios e serviços de fundição surgindo em 2024.

Baterias: uma nova química

Melhorar o desempenho e reduzir custos das baterias é foco importante para empresas e governos. O objetivo é apoiar a mobilidade elétrica e acelerar o armazenamento de energia de longa duração, fundamental para acelerar a transição energética para energias renováveis e a aceleração de tecnologias smart grid.

Essas soluções emergentes podem oferecer um caminho para melhores compensações para a indústria de baterias e uso mais sustentável de materiais. Empresas reconhecidas como Tesla (EUA), a sueca Northvolt (que fabrica íons de lítio para EVs), a francesa Verkor (baterias de baixo carbono), e a americana QuantumScape (EUA) (tecnologia de bateria de estado sólido) se debruçam sobre o tema.

SpaceTechs

O renovado interesse pelas tecnologias espaciais está impulsionado mudanças na indústria, diz a Capgemini. Os projetos não são mais financiados apenas por governos, mas também por atores privados, de startups até grandes corporações. Missões para a Lua e Marte servem de partida para uma corrida para alcançar a Órbita Terrestre Baixa (LEO), na busca de casos de uso mais baratos e mais desempenho.

Menções honrosas

O que vem depois de 2024? Outras tecnologias que moldarão os próximos cinco anos, segundo a Capgemini:

Hidrogênio de Baixo Carbono como substituto de combustíveis fósseis;

Captura de Carbono para acelerar a descarbonização de processos;

Biologia sintética: aproveitando o poder da natureza (células programáveis, elementos sintéticos para produção de químicos, novos sistemas biológicos etc).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.