Notícias

Câmeras de segurança são prioridade para brasileiros em casas inteligentes

Quando o brasileiro pensa em casa inteligente, a segurança aparece como item prioritário. Segundo pesquisa feita pela Imovelweb, as câmeras de segurança se mostraram um dos itens mais relevantes na hora de investir em sistemas inteligentes. O levantamento contou com as respostas de 762 brasileiros e mostrou também que cerca de metade dos entrevistados (49,48%) ainda afirmam desconhecer o tema “casas inteligentes”.

Quando questionados qual item comprariam se pudessem escolher apenas um dispositivo inteligente para suas casas, a grande maioria (71,74%) disse que investiria em câmeras de segurança — à frente, inclusive, das Smart TVs, que aparece como prioridade para 55,23% dos brasileiros. As luzes inteligentes (64,77%) e fechaduras eletrônicas (64%) também se mostraram populares.

Entre os outros itens levantados pelo estudo estão: climatizadores (51,74%); eletrodomésticos de limpeza automáticos (44,22%); eletrodomésticos de cozinha automáticos (40,92%); assistente de voz (32,48%), temporizadores (26,24%); espelhos (18,90%); e autofalante inteligente (17,80%).

Leia também: Polícia de São Francisco terá licença para o uso de robôs letais

Entre aqueles que já possuem algum dos sistemas inteligentes, Smart TV é a primeira entre os dispositivos. No entanto, 31% dizem não ter nenhum dispositivo inteligente dentro de casa.

“Ainda que boa parte dos brasileiros desconheçam o conceito de ‘casas inteligentes’, ele vem ganhando peso no mercado. Com os resultados dessa pesquisa pudemos ver o quanto a tecnologia dentro de casa é bem-vinda pela população, trazendo uma oportunidade para o mercado imobiliário”, afirma Angelica Quintela, gerente de marketing do Imovelweb.

Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), o uso de dispositivos de Internet das Coisas para casas inteligentes deve crescer 20% até 2023. Um dos sinais dessa perspectiva se revela no fato de que mais de 43% dos brasileiros afirmaram considerar uma casa inteligente em sua próxima mudança e 31% afirmar que buscariam casas ou construções que venham com sistemas inteligentes.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

14 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

16 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

18 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

19 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

19 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

20 horas ago