Análise do cabeçalho de e-mail é fundamental para identificar phishing, recomenda Redbelt

Especialistas em cibersegurança alertam que identificação desse tipo de golpe será cada vez mais difícil com IA e phishing as a service

Author Photo
1:30 pm - 31 de outubro de 2023
cabeçalho de e-mails, phishing Imagem: Shutterstock

O phishing, golpe de engenharia social utilizado pelos cibercriminosos para levar vítimas a entregarem seus dados pessoais e financeiros, é ainda o método mais comum utilizado pelos golpistas para obterem acesso às redes das vítimas. E a tendência é que esse tipo de ataque só escale no futuro.

Para especialistas em cibersegurança, a identificação de um e-mail malicioso por meio de seu conteúdo será cada vez mais complexa, com a sofisticação das ferramentas e dos ataques de phishing impulsionada pela evolução da Inteligência Artificial e do phishing as a Service.

“É por isso que saber detectar e-mails fraudulentos para além da mensagem é fundamental e as pessoas precisam entender como fazer isso para evitar fraudes de engenharia social a partir de uma análise do cabeçalho de e-mail para checar a autenticidade do remetente”, alerta Thiago Barbosa, consultor de segurança em nuvem da Redbelt Security.

Leia mais: Halloween: 5 dicas para se livrar da ‘assombração’ do ransomware

Para isto, explica Barbosa, é preciso ficar atento às informações contidas no cabeçalho dos e-mails, que trazem a origem da mensagem, caminho que o e-mail percorre antes de chegar ao destinatário, endereço IP do remetente e provedor de serviços. “A revisão dos dados do cabeçalho pode ajudar a identificar quaisquer modificações feitas na estrutura do e-mail, o que pode ser um forte indício de que o e-mail foi enviado com intenção maliciosa. Depois de uma análise, é possível extrair o IP do remetente e configurar uma regra de fluxo de mensagem que bloqueie e-mails vindos deste ip para evitar possíveis fraudes futuras”, detalha o especialista.

Para entender como analisar as informações dos campos do cabeçalho e identificar potenciais ameaças de segurança no e-mail, Barbosa recomenda utilizar o Analisador de Mensagem da Microsoft para compreender os campos do cabeçalho, porque cada provedor de e-mail tem um caminho diferente para que o usuário acesse o cabeçalho completo de uma mensagem.

J´A, no Gmail, por exemplo, devem ser seguidos os seguintes passos: Abrir o e-mail onde está o cabeçalho que se quer ver; ao lado de responder ↩ clicar em Mais ⁝ › mostrar original. O próximo passo é fazer uma interpretação das informações e analisar sua estrutura cronologicamente, isto é, de cima para baixo.

“A análise cuidadosa dos cabeçalhos e de seus campos ajudam a nos resguardar de informações referente ao histórico, a autenticidade e o trajeto das mensagens. Sabendo interpretar as informações fornecidas pelo cabeçalho, é possível confirmar o remetente, identificar ameaças de segurança e rastrear a mensagem até sua origem para evitar possíveis fraudes e ataques de Phishing. Com esse cuidado teremos ainda mais como proteger as informações sigilosas pessoais e empresariais”, conclui Barbosa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.