IT Fórum
Materiais para download
Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia
FórunsColunasLiderançaCarreiraNegóciosTendênciasEstudosVídeosPodcastsEspeciais
TrendingTrending Topics NotíciasColunas
Breakouts Series
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistas
Nao percaNão perca: Materiais para downloadEstudosRevistas
Mais lidas
1

Cresce a busca pelo Data Protection Officer. Saiba como se tornar um

por Danylo Martins, especial para IT Forum

2

Vazamento em massa pode ter exposto CPF de milhões de brasileiros

por Redação

3

Mais de 60% dos usuários móveis usam apps de fintechs, mostra estudo

por Redação

IT Forum IT Forum

Assuntos em altaCarreiraNegóciosTendências
Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Computerworld CIO IT Mídia
Conheça os Fóruns
FórunsColunasLiderançaCarreiraNegóciosTendênciasEstudosVídeosPodcastsEspeciais

Inscreva-se na nossa newsletter

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

*Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

BRF e Carrefour usam blockchain para rastrear produtos

Por  Guilherme Borini

12:12 - 13 de novembro de 2017
Compartilhar
carrefour

A rede de alimentos BRF e o varejista Carrefour se uniram à IBM para o projeto “Food Tracking”, que visa rastrear produtos por meio de blockchain, espécie de livro de registro digital que pode ser usado para fazer avançar os processos de negócios com várias partes envolvidas, sem necessidade de um intermediador. O objetivo é que o consumidor tenha acesso, de maneira simples e objetiva, à procedência dos alimentos, considerando todas as etapas do negócio: produtiva, comercial e logística.

Desenvolvido na Garagem 11.57 – espaço criado pela IBM para acelerar inovações e aplicações na nuvem -, o projeto visa atender preocupações de clientes com a segurança alimentar e dar confiabilidade sobre as origens dos alimentos. Regina Nori, líder de soluções técnicas da IBM Brasil, comenta que BRF e Carrefour estão otimistas com o potencial da tecnologia de blockchain para trazer mais visibilidade ao atendimento à conformidade e qualidade dos processos.

Primeira fase

Segundo a IBM, a fase inicial busca identificar oportunidades e dimensionar os desafios na aplicação da solução tecnológica, contemplando apenas um lote específico de lombo suíno congelado e fatiado da marca Sadia.

O projeto utiliza a plataforma Blockchain da IBM baseado no Linux Foundation’s Hyperledger Fabric, durou oito semanas e o produto foi comercializado em hipermercado da rede em São Paulo (SP).

Ney Santos, vice-presidente da área da tecnologia da BRF, explica que, como a produção e distribuição ocorrem em larga escala, em diversos países, e envolvem inúmeros parceiros de negócios, a empresa viu a oportunidade de evoluir as atuais soluções de rastreabilidade existentes para uma plataforma mais colaborativa e segura, que permite certificar os produtos e garantir a qualidade desde o campo até o consumidor. “No experimento realizado com Carrefour e IBM, o blockchain despontou como uma alternativa viável para atender a essas necessidades”, destaca.

QR Code

A partir da leitura de um QR Code afixada na embalagem, o consumidor terá acesso a informações detalhadas das etapas de produção, distribuição e disponibilização do produto na prateleira do varejo.

blockchainBRFCarrefourIBM
Previous Post
As mais lidas
1

Cresce a busca pelo Data Protection Officer. Saiba como se tornar um

por Danylo Martins, especial para IT Forum

2

Vazamento em massa pode ter exposto CPF de milhões de brasileiros

por Redação

3

Mais de 60% dos usuários móveis usam apps de fintechs, mostra estudo

por Redação

Load more
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistas
Política de Privacidade Termos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados