Brasil é maior gerador de lixo eletrônico na América Latina

Author Photo
10:50 am - 02 de dezembro de 2015
Brasil é maior gerador de lixo eletrônico na América Latina
Em 2014, a América Latina produziu 9% de todo o lixo eletrônico do mundo, o equivalente a 3,9 mil kilo toneladas² (kt). A maior parte desse montante é gerada no Brasil e no México, que produziram, respectivamente, 1,4 mil kt e 1 mil kt de lixo eletrônico no último ano devido a suas grandes populações. Em seguida estão Argentina (292 kt), Colômbia (252 kt), Venezuela (233 kt), Chile (176 kt) e Peru (147 kt).

Os dados são do relatório da GSMA e do Instituto para Estudos Avançados de Sustentabilidade da Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS). O estudo “E-waste na América Latina: Análise Estatística e Recomendações de Políticas Públicas”, aponta que, ao longo dos próximos quatro anos, o lixo eletrônico gerado pela população da região vai crescer entre 5% e 7% ao ano, com quase 4,8 mil kt previstos até 2018.

O estudo indica ainda especial atenção para as oportunidades associadas à coleta e reciclagem de celulares. A média total de resíduos eletrônicos gerados em 2014 na América Latina foi calculada em 6,6 kg por pessoa, dos quais 29 g representa lixo eletrônico de celulares por pessoa na região, ou aproximadamente 0,3 celulares descartados por pessoa por ano. Para celulares, em particular, cerca de 189 kt foram descartados em todo o mundo, dos quais cerca de 17 kt eram da América Latina.

Globalmente, o lixo eletrônico gerado a partir de telefones celulares representa menos de 0,5 % do peso total do lixo eletrônico do mundo, que é a mesma proporção da América Latina.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.