Bluetooth quer sua parcela na Internet das Coisas

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3:18 pm - 08 de abril de 2014

Qual é a melhor maneira para conectar diferentes tipos de aparelhos, incluindo vestíveis, sensores e sinalizadores, para que eles se comuniquem no conceito de internet das coisas? Há dúvidas se uma tecnologia wireless irá dominar isso, mas os atributos de economia de energia do Bluetooth Smart deve fazer dele um agente principal nas aplicações intensiva em dados, sejam elas corporativas ou para usuários finais.

Ao menos, dizem seus defensores, o papel do Bluetooth na emergente internet das coisas será um dos pontos do Bluetooth World 2014, conferência em torno da tecnologia que acontece entre os dias 8 e 9 de abril em São Francisco.

Segundo o CMO do Bluetooth Special Interest Group (SIG), Suke Jawanda, a razão pela qual o Bluetooth Smart (ou BLE) será bem colocado nesse contexto é que ele foi desenhado em sua concepção para uma nova classe de aplicações de fitness, saúde e entretenimento e aplicações seguras. Originalmente desenvolvido pela Nokia, essa tecnologia wireless de baixo consumo de energia foi incorporada aos padrões Bluetooth em 2010.

Levou um tempo, mas hoje grande parte dos sistemas operacionais, incluindo iOS, Windows Phone, Android e Blackberry, suportam BLE – um fator que irá ajudar a acelerar sua adoção. Nos últimos quatro anos, os defensores colocam o BLE como uma maneira eficiente de conectar sensores, vestíveis e outros “aparelhos na ponta” a serviços web e aplicações em nuvem.

“Começamos a explosão da internet das coisas”, conta Jawanda. “Todos esses vestíveis, sejam eles relógios ou braceletes fitness, são bons exemplos disso. O que está acontecendo nos casos é que você tem um aparelho relativamente pequeno, com sensores, gerando dados”, diz.

Ele ainda completa dizendo que o elemento de software no nível do sistema operacional é uma parte chave. “Não é apenas conectando aparelhos, mas também os aparelhos a aplicações que transformam dados em informação para os usuários”, comenta.

Os sinalizadores Bluetooth – transmissores de baixa energia e baixo custo que funcionam como parte de um sistema de posicionamento indoor – mostram grande potencial também, segundo Jawanda. A tecnologia iBeacon, da Apple, provavelmente é o exemplo mais conhecido de monitoramento de localização. “É realmente interessante da perspectiva industrial e comercial. A Apple tem o iBeacon. O PayPal está desenvolvendo seus ‘beacons’. A Macy’s, a liga de baseball e a NFL também. São todos Bluetooth Smart beacons”, enumera.

Então, onde estão os benefícios? Um varejista como a Macys poderia usar isso para realizar marketing diretamente a indivíduos. “Antes sequer de entra na loja, eu recebo uma tela de boas vindas no meu aplicativo que diz ‘bem-vindo, Suke’. Por meio da aplicação, a loja sabe quem eu sou. É usar a proximidade e autenticação do telefone, combinando com big data baseado em meu histórico de compra. Não está apenas me cumprimentando, também pode me oferecer uma promoção personalizada quando eu entro na loja”, sugere.

Claro, o Bluetooth Smart tem seus concorrentes. Comunicação por campo de aproximação (NFC) promete capacidades similares, mas ainda tem que conquistar vendedores e consumidores – em menor parte por desinteresse da Apple de incluir em seus produtos, no caso do exemplo mencionado.

“É como comparar maçãs e laranjas”, diz Jawanda. “Quando você olha para o NFC, e nós também trabalhamos com o NFC, a experiência do varejo não muda. Colocaria essa tecnologia no terminal de venda, só que em vez de aproximar meu cartão de crédito, aproximaria meu telefone”, elucida ele. Com o Bluetooth Smart, contudo, ele defende que não seria necessário ir a um caixa para a compra de um produto. “Pode mudar completamente a maneira com a qual compramos”, defende.

O apoio ao Bluettoh Smart não aconteceu até o ano passado – e vai ser com certeza um dos pontos a serem discutidos no Bluetooth World 2014. “O Android chegou tarde no jogo e está apenas começando”, conta Jawanda, que espera que este ano e o próximo sejam derradeiros para a chegada da tecnologia ao grande mercado.

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