Blockchain e sustentabilidade para resolver o problema dos resíduos
William Gerst, cofundador da PlataformaVerde, fala como o trabalho da empresa com a gestão de resíduos também envolve tecnologia.

O sonho de boa parte das empresas é: cada vez menos se preocupar com planilhas manuais e ter um controle digital, simplificado, das operações. Isto, em partes, traz uma gama muito grande de possibilidades positivas. Na gestão de resíduos a história é a mesma.
E o meio ambiente é algo que todos nós precisamos olhar com mais atenção. Não somente agora, mas o tempo todo. E, como sendo algo socialmente estrutural, é necessário que o tema seja debatido nas mais amplas verticais.
Na gestão de resíduos, a PlataformaVerde vem trabalhando com um modelo “com capacidade de cadastro e controle de geradores, transportadores e receptores de resíduos sólidos urbanos e industriais.”
Mas, também, é preciso que as pessoas tenham conhecimento dos resíduos produzidos; sejam em baixa ou alta escala, dentro de uma casa ou uma grande companhia.
William Gerst, cofundador da PlataformaVerde, diz que a sustentabilidade atinge os três pilares: econômico, social e ambiental. Citando um professor que teve, o executivo diz que “a sustentabilidade é uma forma da sociedade adiar o seu fim”.
Durante o IT Forum X, que aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro, discutimos o tema em uma entrevista que pode ser conferida na íntegra a seguir.
“Nós continuamos consumindo, continuamos não preocupados com o tipo de produto que estamos consumindo”, completa Gerst. Citando que a questão da preocupação caiu num “hype”, ele ainda diz que “as pessoas falam muito e agem pouco.”
Ele relembra, ainda, a discussão do canudinho de plástico; o assunto ganhou mais notoriedade em 2018, quando grandes lojas, comércios, estabelecimentos e afins baniram seu uso. “Há três semanas eu estava no nordeste e a praia estava cheia de canudinho de papelão. O problema é o plástico ou é a gestão de resíduos?”, questionou.
A gestão de resíduos, para ter eficiência, precisa também passar por algumas etapas. A ferramenta da PlataformaVerde, como disse, traz o conceito de “rastrear, de ponta a ponta” questões como: “onde o resíduo foi gerado, qual é o tipo de resíduo, pra onde ele tá indo, onde ele foi acondicionado dentro da empresa”.