Big techs aumentaram participação em serviços financeiros durante pandemia

Segundo pesquisa do FSB, capitalização de mercado dessas empresas aumentou 57% em dois anos

Author Photo
6:18 pm - 24 de março de 2022

O setor financeiro está entre aqueles que mais acelerou digitalmente durante a pandemia. Segundo estudo do Financial Stability Board (FSB, na sigla em inglês), as restrições causadas pela COVID-19 mudaram a forma como empresas se relacionam com provedores de serviços financeiros inovadores e operadores tradicionais, para além de novos hábitos digitais adotados pelos clientes de bancos.

O Financial Stability Board é um órgão internacional que monitora e faz recomendações sobre o sistema financeiro global. Uma das conclusões apontadas pelo estudo é que durante a pandemia as as gigantes de tecnologia, as chamadas big techs, aumentaram sua participação nos serviços financeiros, assim como as fintechs.

Leia mais: 74% do setor de food service pouco investe em transformação digital

A receita das big techs cresceu 17% entre 2019 e 2020, enquanto a capitalização de mercado dessas empresas aumentou 57% no mesmo período. Já o uso de carteiras digitais de instituições tradicionais no e-commerce subiu de 6,5% em 2019 para 44,5% em 2020.

A pandemia também acelerou a tendência de digitalização dos serviços financeiros de varejo, ressalta o estudo.

Entretanto, o FSB alerta para a crescente onda de ataques cibernéticos e outros riscos como possível atuação fora dos mercados regulatórios e concentração de mercados, como reflexo dos benefícios proporcionados pela tecnologia aos usuários e instituições.

O estudo também alerta sobre a importância da cooperação entre as autoridades financeiras, aproximando as autoridades de concorrência e de proteção de dados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.