B3 faz aporte de US$ 5,5 milhões em empresa de TI sueca

Investida pelo L4 Venture Builder, Vermiculus Financial Technology oferece tecnologia para bolsas de valores

Author Photo
9:08 pm - 14 de março de 2023

O fundo de investimentos independente criado pela B3, o L4 Venture Builder, anunciou aporte de US$ 5,55 milhões na Vermiculus Financial Technology, provedora de tecnologia para bolsas de valores, câmaras de compensação e liquidação e centrais depositárias. Fundada em 2020 por especialistas do setor de mercado de capitais, a Vermiculus tem sede em Estocolmo, Suécia.

A empresa utiliza inteligência artificial baseada em cloud para alcançar alta performance de maneira escalável em soluções para o setor.

“Por muito tempo fui conectado ao ecossistema europeu de inovação e sempre fiquei impressionado pela capacidade sueca de desenvolvimento de novas tecnologias”, conta Pedro Meduna, co-fundador do L4. “A L4 decidiu investir em uma empresa com alto potencial de crescimento e com um modelo de negócio baseado em tecnologia proprietária. Estamos empolgados já que o plano de negócios da Vermiculus está alinhado ao nosso objetivo de longo prazo de investir em empresas de alto potencial de crescimento.”

Leia também: IT Mídia lança Plataforma IT Forum para conectar a comunidade brasileira de TI

Chairman da Vermiculus, Nils Persson afirma que “o investimento proporcionará a aceleração da estratégia de crescimento da Vermiculus. Ao mesmo tempo em que continuaremos com nossa independência intacta”.

Além da Vermiculus, o L4 já realizou aportes em outras duas companhias: na Parfin, líder em infraestrutura web3 na América Latina, e na Bridgwise, empresa que usa inteligência artificial para gerar relatórios de pesquisa e recomendações sobre ativos de mais de 44 mil empresas de capital aberto no mundo.

A rodada de investimento na Vermiculus foi liderada pelo fundo L4. No caso da Parfin e da Bridgewise, as rodadas tiveram como investidores líderes os fundos Framework Ventures e Group11, respectivamente.

“Hoje temos outras transações em andamento nas quais somos mais líderes do que acompanhantes, mas estamos abertos para as duas formas de investimentos. No caso da Parfin, foi muito importante nos associarmos a um investidor líder da Califórnia que conhece muito o universo web3. No caso da Bridgewise, nos atraiu o fato de que o investidor líder tinha uma experiência sólida em investir em empresas israelenses”, diz Meduna.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.