Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

As 10 habilidades profissionais do futuro que serão fundamentais no pós-pandemia

Inteligência Emocional, pensamento crítico e habilidades em tecnologia serão fundamentais, alerta especialista

Da Redação
11:08 am - 29 de agosto de 2020
Adobe Stock

A crise do novo coronavírus afetou duramente a economia e as formas de organização do trabalho com a maioria dos profissionais de áreas administrativas trabalhando em casa. Não é de agora que se fala sobre a Quarta Revolução Industrial e suas tendências, mas com a chegada da pandemia as empresas e os profissionais foram submetidos a aceleração desse processo para se adaptar ao “novo normal”. Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, mostra a importância de novas habilidades para acompanhar o ritmo da mudança e como desenvolvê-las.

Para a especialista, é necessário olhar além da crise atual para os desafios potenciais e oportunidades que o mundo pós COVID-19 traz, além das diversas mudanças e observações como comportamento da sociedade e efeitos psicológicos, qualidade da governança e competências dos líderes, impacto na geopolítica e meio ambiente, sistemas de saúde e o novo tecnológico e industrial.

O distanciamento social modificou as organizações e trouxe uma nova forma de se conduzir o trabalho como o home office, que exige habilidades pessoais e muita organização. Com o passar dos anos, novas habilidades serão inseridas, outras excluídas, assim como algumas profissões que já existiram e hoje estão extintas.

“Nós já sabemos que a tecnologia ganhará um espaço gigante no mercado de trabalho, pois isso já aconteceu em outros momentos da história da humanidade. O que precisa ser levado em conta hoje, é um conjunto de habilidades como inteligência emocional, adaptação e flexibilidade, pensamento crítico e habilidade com tecnologia, por exemplo. Além disso, a organização e colaboração, em tempos de home office e distanciamento social são fundamentais para o desenvolvimento do profissional do futuro”, afirma, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

Era da automatização

Para que esse cenário seja positivo, é importante entender as mudanças da Quarta Revolução Industrial, onde a união das tecnologias modificará radicalmente não apenas o modo como se vive, mas a maneira como se trabalha também. O foco das habilidades estão ligadas nos aspectos que faz superar os robôs, como as relações interpessoais que são praticamente impossíveis de automatizar, criatividade, persuasão e colaboração.

De acordo com o relatório do Fórum Mundial da Economia, as competências e aptidões esperadas pelas novas empresas será habilidades que permitam os colaboradores construírem, projetarem e trabalharem ao lado de sistemas tecnológicos, ou em áreas que preenchem as lacunas deixadas pelas máquinas. Podendo haver um aumento de demanda por funções que as máquinas não conseguem realizar e que dependem de características profundamente humanas e capacidades como a empatia e a compaixão.

“O que os profissionais devem fazer é se antecipar e se requalificar, adaptar-se às novas funções disponíveis, e resgatar as habilidades que, por enquanto, só os humanos possuem. Além disso, é importante estar atento aos avanços científicos, tecnológicos e as tendências de mercado para saber como será o futuro”, finaliza, Rebeca.

A seguir, a especialista em estratégia de carreira destaca as 10 habilidades do futuro e dicas de como se qualificar.

1. Inteligência Emocional

Autoconhecimento para controlar os sentimentos, alterações de humor e tudo que envolve o nosso lado psicológico, que as máquinas não têm;

2. Pensamento Crítico

Sempre serão valorizados colaboradores que são capazes de julgar a qualidade das informações;

3. Habilidades em Tecnologia

Esteja atento à novas tecnologias e aplicativos que possam contribuir com o seu trabalho. Adaptá-los à rotina é importante com horário de início e término, check-list de atividades, tarefas de médio e longo prazo em planejamentos e foco são fundamentais;

4. Adaptação e Flexibilidade

Tenha em mente que as profissões evoluem e no futuro existirão outras profissões, com outras necessidades;

5. Criatividade

Os algoritmos, as máquinas e os robôs funcionam bem, mas eles não conseguem ser criativos como os humanos. Procure atividades que possam estimular a criatividade, sendo individual ou em grupo;

6. Habilidades de Liderança

Não é só fundamental para aqueles que estão no topo de uma hierarquia corporativa, mas para todos os colaboradores de uma empresa. É compreender como fazer melhor e inspirar a equipe;

7. Julgamento e Tomada de Decisão

As máquinas conseguem analisar os algoritmos em uma velocidade superior que os humanos, mas são incapazes de tomar decisões e analisar os dados com profundidade;

8. Colaboração

Em meio a tanta tecnologia, as organizações vão buscar por funcionários capazes de interagir bem com a equipe, que sejam capazes de compartilhar conhecimento para trazer bons resultados para a empresa;

9. Alfabetização de Dados

É o combustível da quarta revolução industrial, trazer conhecimento para interpretar e analisar dados e gráficos. Conhecer estatística, analisar tendências e números são vitais para o profissional do futuro;

10. Inteligência Cultural e Diversidade

Respeitar as diferenças é uma das habilidades do futuro, pois as organizações são cada vez mais operando além das fronteiras. São comuns projetos desenvolvidos à distância com equipes de vários países. Conduzir novos projetos, criar e cumprir um cronograma e validar ideias para novos produtos e serviços devem ser feitos à distância.

Tags:
carreira
habilidades
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e, ao continuar você concorda com estas condições.OkPolitica de Privacidade